Pesquisadores da Ufal lançam livro sobre educação e saúde

Teorias e práticas se destacam em cada capítulo; organizadora ressalta necessidade de discussões sobre o assunto
Por Ascom Ufal
24/12/2019 08h10 - Atualizado em 26/12/2019 às 13h32
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Uncisal lançaram, na última sexta-feira (20), o livro Interfaces entre Educação e Saúde: trilhando caminhos. A obra teve como organizadoras as professoras Ana Luzia de Barros Andrade Marques, Deise Juliana Francisco, Rozana Machado Bandeira de Melo e Simone Natividade. 

De acordo com Simone, uma das organizadoras, “os capítulos inseridos na obra contemplam um olhar atento ao entrelaçamento entre educação e saúde, tendo em vista que vivenciamos um momento histórico de duras lutas, permeadas por um sistema econômico que diz sim ao lucro e não a uma formação humana, digna e saudável; o que acaba afetando a saúde emocional, física e mental de inúmeros sujeitos”. Ela acrescenta: “Reunimos professores pesquisadores comprometidos com estudos sobre os tópicos apresentados e, assim, nos lançamos ao desafio de que as experiências e os conhecimentos produzidos ainda podem servir de referência para outras situações relacionadas às temáticas pesquisadas”. 

Simone Natividade destaca que os autores tiveram todo um cuidado na confecção de seus textos, trazendo, ao mesmo tempo, teorias e práticas com inquietações que se destacavam em cada capítulo. “Produzir uma obra dessa magnitude deixa autores e autoras, juntamente às organizadoras, muito orgulhosos, por termos consciência da relevância e necessidade de discussões dessa natureza. Logo, podemos afirmar com convicção que temos um livro promissor que chega para agregar mais conhecimentos à área e permite obtermos um olhar minucioso sobre como tem sido articulado o campo da educação e saúde no século 21 e o que temos de desafios em termos de pesquisa”, afirma Natividade.