Progep promove debate sobre impactos das Reformas Administrativa e Previdenciária

Inscrições vão até o dia 11 de dezembro

Por Blenda Machado - estudante de Jornalismo
- Atualizado em

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) promoverá no dia 11 de dezembro o debate: os Impactos das Reformas Administrativa e Previdenciária na Vida do Servidor Público. O encontro será, às 9h até 12h, Auditório da Reitoria, no Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas.

As atividades têm como público-alvo técnicos e docentes efetivos da Ufal e do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA). O Juiz federal Antônio José de Carvalho Araújo, que também é diretor da Associação dos Juízes Federais (Ajufe) e coordenador da Comissão de Acompanhamento da Reforma da Previdência da Ajufe, ministrará a palestra. No mesmo dia o tema Reforma Administrativa: o que muda na vida do servidor público? será ministrado pelo professor de Direito Administrativo Filipe Lôbo Gomes, que também é diretor do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL). Abordando sobre uma análise do cenário anterior e do atual do país.

Filipe Lôbo Gomes ao falar da conjuntura atual conta que ‘‘a reforma administrativa que está sendo gradualmente implementada tem pontos positivos e negativos. Todos eles serão devidamente ponderados na exposição e farei uma análise do cenário anterior e do atual, bem como um cotejo da legalidade e constitucionalidade da mudança e se ela demonstra padrões de eficiência e melhoria da prestação dos serviços’’.

Segundo o professor Basile Christopoulos, os temas são fundamentais para os servidores e para o serviço público no Brasil. ‘‘A reforma da previdência já aprovada traz modificações profundas no sistema previdenciário e rompe com alguns paradigmas históricos da proteção do trabalhador. A reforma administrativa expressa uma visão que resgata o neoliberalismo como ideologia da gestão administrativa do governo’’, ressalta.

De acordo com a organização o debate tem a proposta de tirar dúvidas do servidores sobre aposentadoria e os impactos da reforma da previdência e administrativa. Para se inscrever basta preencher o formulário através deste link.