Professora da Ufal participa de Conferência Internacional sobre Turismo Criativo

Evento foi realizado em Portugal e os trabalhos foram apresentados em coautoria com ex-aluna de Arquitetura
Por Ascom Ufal
19/11/2019 09h55 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Débora e Mariana apresentando o trabalho sobre União dos Palmares

Débora e Mariana apresentando o trabalho sobre União dos Palmares

A professora Débora de Barros Cavalcanti Fonseca e a egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ufal, Mariana Magalhães Cavalcante, tiveram dois trabalhos aceitos e apresentados no Creatour International Conference. 

A terceira edição do evento ocorreu no mês de outubro, na Universidade do Algarve, em Faro, Portugal. O objetivo da conferência foi discutir e apresentar os resultados do projeto Creatour e oportunizar a troca de experiências de iniciativas de turismo criativo desenvolvidas em outros países. O evento contou com a participação de estudiosos de 11 países, com destaque para alguns nomes: Charles Landry, inventor do conceito de cidades criativas; Jafar Jafari, fundador da Annals of Tourism Research; Alexandra Gonçalves, diretora de cultura da região do Algarve e colaboradora do Creatour; e Nancy Duxbury, principal investigadora do projeto em Portugal. 

O Creatour visa contribuir para o desenvolvimento do turismo criativo em cidades de pequena dimensão e áreas rurais em quatro regiões de Portugal. O projeto foi financiado pelo Programa de Atividades Conjuntas (PAC) do Portugal 2020 e executado por cinco centros de investigação. Atualmente a iniciativa possui 40 projetos piloto em funcionamento no território português. 

O primeiro trabalho da Ufal apresentado, intitulado Linking Tourism with Tradition: A Creative Tourism Project for the town of União dos Palmares, Brazil foi desenvolvido durante a graduação de Mariana Cavalcante sob orientação da professora Débora Cavalcanti. O principal objetivo do trabalho é contribuir com a discussão e valorização da história, do patrimônio cultural e das produções culturais do município de União dos Palmares em Alagoas, a partir da elaboração de um Plano de Turismo Criativo que propõe o desenvolvimento turístico-urbanístico e a aproximação entre os visitantes e a comunidade local. Durante a apresentação foi exibido o mini documentário Além da Serra, desenvolvido exclusivamente para a Conferência. 

O segundo trabalho, The 'Circuito Alagoas Feita à Mão' [Alagoas Handicraft Tour]: A means of making Creative Tourism more dynamic, trata-se de uma análise da inserção das quatro esculturas de mestres artesãos alagoanos na orla de Maceió e o impacto socioeconômico ocasionado nas comunidades em que os respectivos artesãos residem. 

“Apresentar projetos do meu Estado numa conferência internacional de turismo criativo foi de suma importância para inserir Alagoas no contexto das principais produções mundiais, como também foi uma forma de adquirir novos conhecimentos e poder aplicá-los no nosso território”, comentou Mariana. A ex-aluna da Ufal destacou, ainda, que os participantes da conferência ficaram encantados com as potencialidades do Estado, mas que precisam de estudos e investimentos para se tornarem produtos turísticos e, consequentemente, sejam uma alternativa econômica para as pequenas comunidades urbanas e rurais.