Prevenção e diagnóstico do CA de mama marcam Outubro Rosa na Ufal e HU

Durante todo o mês, serão realizadas atividades alusivas à campanha
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo
11/10/2019 14h54 - Atualizado em 11/10/2019 às 17h36

A equipe multiprofissional do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do Hospital Universitário da Ufal realizará mais uma edição do Projeto Outubro Rosa para os pacientes atendidos pelo Centro com o intuito de auxiliar no processo de tratamento.

Entre a programação do projeto, estão rodas de conversa, sessões de beleza e lanches que pretendem sensibilizar mulheres e homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

O projeto também tem como objetivo elevar a autoestima das pacientes que estão em tratamento contra o câncer. “O outubro rosa é um movimento que já vem ganhando força a cada ano para conscientização da prevenção, sobre o autoexame. As atividades aqui no Cacon são para ajudar a esses pacientes a estarem levando essa conscientização para outras pessoas da família e conseguir passar por todo esse processo de diagnóstico e tratamento de uma forma um pouco melhor, mostrando também que é possível superar tudo isso e que o câncer não é uma sentença de morte mas que tudo depende também de como o sujeito vem encarando todo esse processo que a gente sabe que não é fácil mas que precisa muito do apropriamento do paciente para o processo de saúde dele, então, também é uma forma de ensinar a esses pacientes a questão do autocuidado porque uma coisa que a gente vê muito aqui no hospital são os pacientes se deixando de lado com relação ao autocuidado, à saúde. Saúde não é só vir ao médico, mas atividade física, alimentação, o psíquico, a questão da ansiedade e depressão em detrimento de várias outras coisas”, esclarece a Psicóloga responsável pelo Centro de Alta Complexidade em Oncologia Renata Cavalcante.

Mamografia

A Unidade de Diagnóstico por Imagem está realizando exames em servidoras durante todo o mês de outubro. Para agendar, é preciso ter mais de 50 anos e se dirigir à recepção da Radiologia das 13h às 16h até o dia 31 de outubro. É preciso trazer solicitação médica e documento oficial com foto para o agendamento, que acontecerá conforme a capacidade da Unidade.

Mais informações com a Unidade de Diagnóstico por Imagem (UDI) da HUPAA pelo telefone: (82)  3202-3906.

Ufal

Na Ufal, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) através da Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho no Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (CQVT/SIASS), no período de 14 a 18 de outubro fará a campanha de sensibilização para o autoexame de mama junto a campanha de doação de lenços para pacientes em tratamento oncológico do Cacon.

A campanha intitulada Doe um lenço e ganhe um poema receberá doações de lenços novos e usados (em bom estado) que serão entregues gratuitamente as pacientes. Para estimular a doação, será utilizado no hall da Reitoria um varal com poemas impressos e as orientações sobre o autoexame de mama que serão trocados pelo lenço doado.