Professor Tiago Gomes coordena mesa-redonda em evento internacional

Além do docente da Famed, alunos membros do Centro de Medicina Circadiana apresentaram trabalhos no evento
Por Pedro Ivon - estagiário de Jornalismo
18/10/2019 13h30 - Atualizado em 18/10/2019 às 17h18
Fotos: arquivo pessoal

Aconteceu, entre os dias 7 e 11 deste mês, no Uruguai, o 15º Simpósio Latino-Americano de Cronobiologia (Lasc), um dos principais eventos na área de cronobiologia da América Latina. Deste evento participou o professor Tiago Gomes, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que foi responsável pela mesa Omics approaches to rhythms and medicine.

A mesa tratou dos métodos de análise de dados de expressão de genes em larga escala, utilizando a Bioinformática. Segundo o professor, foi falado desse assunto, “em especial, para compreendermos melhor os ritmos biológicos, como o ciclo vigília e sono ou outras variações diurnas na fisiologia e no comportamento, que podem estar associadas à doenças”.

Além de professor, Tiago Gomes também é o coordenador das pesquisas realizadas no Centro de Medicina Circadiana (CMC) da Ufal, um grupo de pesquisa da Faculdade de Medicina (Famed) que estuda os ritmos biológicos e a relação entre as alterações desses mesmos ritmos e o desenvolvimento de doenças. Alunos do CMC apresentaram quatro trabalhos no 15º Lasc.

Mayara Rodrigues, aluna do docente pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), foi selecionada para o evento que antecedeu o 15° Lasc, a Escola Latino-Americana de Cronobiologia e Sono. Para mais informações, acesse a notícia aqui.