Abertas as inscrições para o 1º Encontro de Gestão de Riscos na Ufal

São ofertadas 40 vagas e o evento tem como público-alvo servidores docentes e técnicos-administrativos, em especial gestores
Por Diana Monteiro - jornalista
18/10/2019 07h05 - Atualizado em 29/10/2019 às 15h20

A Universidade Federal de Alagoas realiza no dia 30 deste mês o 1º Encontro de Gestão de Riscos da Ufal: questões e desafios atuais, com o objetivo de capacitar servidores da instituição, em especial os gestores, para aplicarem as noções de gestão de risco no contexto do serviço público. O encontro tem como local o auditório Centro de Interesse Comunitário (CIC), de 9h às 12h e como instrutores Tyago Bezerra Sampaio, atualmente auditor geral da unidade de Auditoria e Controle Interno na Ufal e Renata Gomes Mendes. Com experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, Renata atua principalmente nos temas licitações, contratos administrativos e gestão de processos.

A iniciativa integra um cronograma de ações voltadas à capacitação de gestores e demais servidores técnicos-administrativos e docentes em Gestão de Riscos no serviço público. Na administração pública, os riscos podem gerar impactos de grande valor, por isso, segundo justificativa para o evento, torna-se fundamental um planejamento de ação em resposta ao contexto que se inserem, sendo necessária a adoção de uma série de medidas para a sistematização de práticas relacionadas à gestão de riscos, controles internos e governança no âmbito da área em foco.

Inscrições no link.

Inscrições para curso a distância

Também na mesma área a Escola de Administração Pública (Enap) disponibiliza o curso de Gestão de Riscos no Setor Público, na modalidade de educação a distância. O curso é dotado de carga horária de 20h e foi desenvolvido com foco em servidoras e servidores que atuem na implementação da Metodologia de Gerenciamento de Riscos, considerando o modelo desenvolvido pelo Governo Federal. Qualquer pessoa pode realizar o curso.

Conforme justificativa, no contexto governamental, os riscos podem ter impactos de grande escala. A capacidade de antevê-los, de identificá-los, de analisá-los e de elaborar um planejamento de respostas contundente, depende significativamente da percepção das pessoas, que precisam desenvolver um olhar aguçado sobre o contexto ou realidade em que se inserem. Pensando nisso, o curso Gestão de Riscos no Setor Público tem como objetivo capacitar pessoas para aplicar as noções de gestão de riscos no contexto do setor público.

O curso tem inscrições abertas continuamente e disponibiliza certificado. Os servidores que participarem do curso da Enap Gestão de Riscos no Setor Público e comprovarem por meio de envio do certificado para Gerência de Capacitação terão pontuação nos Editais de Instrutoria e Coordenação dessa Gerência para cursos correlatos da temática, além de terem prioridade em participação em cursos e eventos sobre Gestão de Riscos no Setor Público.

Link para inscrição e mais informações aqui.