26 pesquisadores da Ufal foram contemplados com bolsas de produtividade do CNPq

Bolsas PQ são destinadas a pesquisadores com produção científica relevante
Por Izadora García - relações públicas
21/01/2019 18h07 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Pesquisadores foram selecionados na Chamada nº 9/2018

Na última semana, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) publicou no Diário Oficial da União o resultado da Chamada nº 9/2018 para Bolsas de Produtividade em Pesquisa. No total, 26 docentes da Universidade Federal de Alagoas tiveram propostas selecionadas. O prazo para interposição de recurso administrativo para esta chamada se encerra hoje (21).

As Bolsas de Produtividade (PQ) são uma iniciativa do CNPq para valorizar pesquisadores que possuem produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em sua área de conhecimento. Existem duas modalidades de bolsa: PQ-2, que é a categoria de acesso, e PQ-1, na qual existem níveis de progressão (D, C, B e A).

Os comitês de assessoramento são responsáveis pela elaboração dos critérios para concessão das bolsas, que são específicos para cada área do conhecimento. Na maioria dos casos, para se tornar um bolsista PQ-2 é necessário que o pesquisador tenha o título de doutor por, pelo menos, três anos e que tenha publicações relevantes em periódicos científicos reconhecidos nacional e internacionalmente.

Para a reitora, Valéria Correia, o aumento no número de bolsistas PQ configura uma grande conquista para a Ufal. “As bolsas PQ são de grande importância para a ciência desenvolvida na nossa Universidade e são, de certa maneira, uma forma de reconhecimento para os docentes que dedicam suas vidas à pesquisa. Estamos contentes com o aumento do número de bolsistas, pois isso representa o fortalecimento da pesquisa na Ufal, além de abrir portas para a captura de novos recursos”, enfatizou. “Com isso, gostaria de parabenizar a todos e a todas pela conquista. Estamos orgulhosos dos profissionais da nossa instituição”, complementou.

Confira, abaixo, os pesquisadores contemplados pela chamada:

Adeildo Soares Ramos Júnior – PQ-2
Adriana Santos Ribeiro – PQ-2