Professor do Cedu participa de organização de evento sobre periódicos

Seminário nacional já foi sediado pela Ufal e terá edição em São Paulo
Por Ascom Ufal
28/09/2018 10h48 - Atualizado em 28/09/2018 às 11h56
Ufal tem representantes na comissão organizadora do evento em São Paulo

Numa parceria entre Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade de São Paulo (USP) e Fatec Americana, estão abertas as inscrições para o 4º Seminário sobre Metodologia e História da Leitura de Revistas Periódicas. O professor Cleriston Izidro dos Anjos, do Centro de Educação da Ufal (Cedu), faz parte da organização.

O evento já teve duas edições em São Paulo e uma sediada pela Ufal. A 4ª edição do seminário, dias 9 e 10 de novembro, será realizada na Fatec Americana. As inscrições vão até 8 de outubro.

De acordo com o professor Cleriston, o objetivo é fortalecer o desenvolvimento dos periódicos e incentivar a qualidade para obter melhor avaliação no Qualis Periódicos. “Tendo em vista que os periódicos têm estreita relação com a disseminação do conhecimento, vislumbra-se que o intercâmbio entre pesquisadores e editores de revistas de diversas instituições do Brasil e do exterior contribui para a divulgação dos resultados de pesquisas e a circulação desse conhecimento produzido”, destacou.

A proposta do seminário, segundo Izidro, é discutir a produção do conhecimento científico que circula nesses periódicos em seus aspectos éticos, metodológicos e teóricos, além de refletir sobre a preservação dos conteúdos para fomentar o debate acadêmico entre pesquisadores e editores de revistas. A programação conta, ainda, com oficinas formativas sobre a escrita de artigos científicos.

Parceria com a Ufal

A Fatec Americana já possui uma revista tecnológica e celebra o nascimento da Revista Imersão, centrada em discussões sobre jogos digitais. O professor Cleriston Izidro dos Anjos explicou que este diálogo com pesquisadores de outras universidades, interessados na metodologia e na história da leitura de publicações periódicas, também é importante para a consolidação do novo periódico, a partir da troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores e editores de revistas. "A USP e a UFAL fizeram parceria para a realização da edição anterior e, agora, estamos juntos com a Fatec Americana realizando esta nova edição", destacou.

Maiores informações e inscrições, clique aqui.