Portal do Governo Brasileiro

Pesquisadora da Ufal estuda síndrome que afeta qualidade do sono

Os estudos sobre a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono são realizadas em parceria com o Laboratório de Reatividade Cardiovascular
Por: Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo - 12/09/2018 às 07h40 - Atualizado em 11/09/2018 às 13h07
context/imageCaption

Professora Christiane Feitoza apresentou pesquisas em evento na Dinamarca

Uma pesquisa sobre a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (Saos), coordenada pela professora Christiane Cavalcante Feitoza, foi iniciada durante seus estudos de mestrado e doutorado, envolvendo o tratamento cirúrgico de indivíduos portadores da síndrome. Essa linha de pesquisa teve continuidade quando Christiane ingressou como docente no Campus Arapiraca, estabelecendo uma parceria com o Laboratório de Reatividade Cardiovascular (LRC) da Ufal. 

“A Saos é uma condição crítica, de etiologia multifatorial, associada a distúrbios metabólicos que comprometem a qualidade de vida do indivíduo em vários aspectos”, explicou a docente. Com o projeto aprovado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), os estudos agora contam com dois alunos de graduação e visam estudar medidas anatomoantropométricas, bem como o predomínio da Saos no ambiente universitário. 

O objetivo é detalhar o biotipo de indivíduos apneicos ou não, para que sejam realizadas análises de correlação. Segundo a professora, a participação de voluntários para a coleta de dados terá início em outubro deste ano, pois a equipe do projeto ainda está padronizando a metodologia a ser utilizada.

“Espera-se despertar na comunidade a importância de conhecer, prevenir e tratar as comorbidades relacionadas aos distúrbios do sono: ronco e apneia, além de colaborar com a literatura, encontrando respostas que venham a elucidar mecanismos que ainda são desconhecidos”, adiantou Christine. 

Além dessa pesquisa sobre a Saos, também estão sendo desenvolvidas pesquisas na área da Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (DTM/DOR), Trauma Dental e Ortopedia Funcional dos Maxilares, em parceria com a Faculdade de Odontologia da Ufal (Foufal). 

Destaque internacional 

A professora Christiane Cavalcante Feitoza compartilhou sua experiência com os estudos ao ministrar a conferência Bimaxillary Advancement Surgical Treatmen of Sleep Apnea and Follow-up, durante um congresso internacional da área em Copenhague, na Dinamarca, no mês de junho. 

“Participar do World Congress On Dental and Oral Health como conferencista foi uma oportunidade ímpar de mostrar nosso trabalho em um evento internacional”, afirmou a professora. E continua: “Tivemos contato com pesquisadores de outras instituições e trocamos experiências, o que serviu para consolidar a linha de pesquisa em Apneia do Sono”. A professora também ressaltou que sua participação no evento não teria sido possível sem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).