Professor se destaca com pesquisas de Marketing Científico Digital

Ronaldo Araújo, do Ichca, abordará o tema e as métricas alternativas da comunicação científica durante a Conferência Internacional SciELO 20 Anos
Por Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo
22/08/2018 13h26 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Professor Ronaldo Araujo vai coordenar um painel na Conferência Internacional SciELO 20 Anos

Professor Ronaldo Araujo vai coordenar um painel na Conferência Internacional SciELO 20 Anos

Ser destaque entre os pesquisadores que estudam as Métricas Alternativas da Comunicação Científica e o Marketing Científico Digital fez com que o professor Ronaldo Araújo, do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte (Ichca), fosse convidado a coordenar o Painel 4.3 Presença na Web, que acontece na Conferência Internacional SciELO 20 Anos, entre os dias 26 e 28 de setembro, em São Paulo. 

As pesquisas relacionadas ao tema são desenvolvidas no Laboratório de Estudos Métricos da Informação na Web (Lab-iMetrics) da Universidade Federal de Alagoas. O laboratório foi criado em 2015 e desenvolve pesquisas teórico-metodológicas no campo dos estudos métricos da informação na web no que diz respeito aos processos de coleta, análise e visualização de informações em ambientes digitais. Como resultado positivo do laboratório, o docente já foi convidado para ministrar palestras sobre o tema em universidades de Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraíba e Santa Catarina. 

“É sensacional perceber que frente a inúmeros desafios que a pesquisa brasileira enfrenta, ainda conseguimos contribuir de alguma forma para seu fortalecimento. Os resultados positivos confirmam que os caminhos escolhidos na trajetória das pesquisas foram acertados e acabam motivando a continuidade do esforço empregado seja dos debates das temáticas em si ou mesmo na formação de recursos humanos para pesquisa na participação de alunos de iniciação à pesquisa nos projetos que coordeno”, relatou o docente. 

O Lab-iMetrics reúne estudos informétricos, cibermétricos, webométricos, webmétricos e altmétricos para análise da informação em ciência, tecnologia e sociedade com vistas à compreensão da configuração de seus atores, ações e dispositivos informacionais. A missão dos pesquisadores é realizar produtos experimentais, modelos e processos que envolvem dispositivos informacionais digitais e a promoção de pesquisas e atividades de extensão sobre tais dispositivos nas ações de mediação da informação. 

“A dinâmica do grupo, com participação de docentes e discentes, geralmente envolve encontros quinzenais para discussão de textos, atividades práticas com experimentação de ferramentas e desenvolvimento de estudos e pesquisas com projetos específicos. Temos estimulado os alunos que participam do laboratório a apresentarem seus próprios projetos de pesquisa conciliando algo do interesse deles dentro das temáticas que o grupo discute e o resultado tem sido bem interessante”, explicou o professor. 

De acordo com Ronaldo, as métricas alternativas se apresentam como um subcampo dos estudos métricos da informação na web e analisam indicadores diferentes dos tradicionais, sendo complementares a eles. Segundo o profssor, o foco de interesse da altmetria é o da medição da atenção online e engajamento da produção científica dentro e fora da comunidade acadêmica em diversos ambientes e serviços online, como blogs, mídias sociais, gerenciadores de referência online, portais de notícias e outros. Elas também podem ser aplicadas a outros atores ou produtos da comunicação científica como periódicos, livros, conjuntos de dados, apresentações, vídeos, e repositórios de código fonte, desde que possuam um identificador persistente como o Digital Object Identifier (DOI).

“Como o tema é novo e os poucos estudos realizados sobre suas aplicações em produções científicas brasileiras indicam baixo desempenho, o Marketing Científico Digital acaba surgindo como uma resposta adequada para ajudar a mudar esse quadro. Usado de forma planejada, visto como estratégia empregada em produtos da ciência, aliada à comunicação científica e comunicação digital visando a promoção de periódicos, pesquisas e pesquisadores, com foco na visibilidade científica, pode melhorar o desempenho altmétrico dos mais diversos produtos da ciência”, afirmou o professor. 

Conferência Internacional SciELO 20 anos 

A conferência se propõe a abordar e debater as principais questões conceituais, políticas, metodológicas e tecnológicas que definem o estado da arte da comunicação científica e as tendências e inovações que estão moldando o futuro da publicação científica aberta e as relações com os periódicos em acesso aberto de hoje, em especial os da Rede SciELO. 

Diversos editores científicos, pesquisadores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação de todas as áreas de conhecimento interessados nos rumos da comunicação científica participam do evento.