Professor faz conferência em evento nacional sobre uso pedagógico das tecnologias

Simpósio foi realizado em São Luís, no Maranhão
Por Ascom Ufal
08/08/2018 07h30 - Atualizado em 07/08/2018 às 11h38
Professor Luís Paulo Mercado em evento na Ufma

Professor Luís Paulo Mercado em evento na Ufma

O professor Luís Paulo Mercado, do Programa de Pós-graduação em Educação da Ufal, ministrou a palestra de abertura do 3º Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. O evento foi realizado no mês de julho na Universidade Federal do Maranhão (Ufma), com o tema Tecnologias móveis: Aplicativos e possibilidades pedagógicas

A conferência do professor da Ufal explorou a cultura digital como cenário das práticas pedagógicas em contextos com uso de tecnologias móveis, letramento digital e formação docente. Mercado também falou sobre portabilidade desse tipo de tecnologia, aprendizagem e práticas de formação com aplicativos de dispositivos móveis. 

Durante o congresso o professor apresentou o artigo Estratégias didáticas: celular na prática pedagógica, de sua autoria com Maria Gisélia da Silva Gomes. O trabalho apresenta atividades didáticas com uso do celular na prática educativa dos estudantes, aborda os principais conceitos envolvidos no tema e mostra atividades utilizando aplicativos disponíveis nos celulares voltados para o ensino e aprendizagem. 

Luis Paulo comentou sobre a riqueza de conteúdos debatidos no evento. “Foram explorados temas atuais e inovadores na área, como cenários prospectivos de integração das tecnologias móveis na educação e na formação, ambientes, projetos e práticas de integração curricular com ambientes virtuais de aprendizagens e habitats digitais, tecnologias móveis e possibilidades pedagógicas, 3D virtual worlds, simuladores e outras aplicações multimídia, letramento digital e novas competências profissionais, formação a distância e b-learning no ensino superior, gamificação e experiências de ensino híbrido”, destacou. 

O Simpósio foi promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE). Com cerca de 900 inscritos, envolveu minicursos, palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos científicos.   

Assista a entrevista do professor Luís Paulo à Ufma. 

Veja mais sobre a participação do professor no evento.