Novos conselheiros da Ufal serão escolhidos no dia 29 de agosto

Chapas inscritas já foram homologadas e contemplam os segmentos docente e técnico-administrativo
Por Diana Monteiro - jornalista
09/08/2018 09h33 - Atualizado em 14/08/2018 às 15h02
Toda a comunidade universitária pode votar

Definida para o dia 29 de agosto a eleição para membros do Conselho Universitário (Consuni) e Conselho de Curadores (Cura), da Universidade Federal de Alagoas para o biênio 2018-2020. Para o segmento docente estão na disputa 21 chapas e para técnico-administrativo foram homologadas 18, todas com os respectivos titulares e suplentes. Para o Cura foram inscritas duas chapas como representantes de cada segmento.

A comissão eleitoral é presidida por Romullo Santos, secretário dos conselho superiores, e conta com a participação das servidoras Thaís Simões, técnica administrativa, e Sandra Nunes, docente. De acordo com a comissão a relação dos candidatos está distribuída por ordem alfabética de inscrições dos titulares. Em atendimento ao parágrafo 2º do Regimento Geral da Ufal, o processo eleitoral destina-se ao preenchimento de oito vagas para os dois segmentos .

A eleição transcorrerá durante os três horários com distribuição de urnas em todas as unidades acadêmicas (uma por unidade) da Ufal e de espaços da instituição a exemplo da Reitoria e Espaço Cultural. Para votar é exigido que seja apresentado um documento de identificação com foto. Os futuros conselheiros tomarão posse e setembro, mês que encerra o mandato dos atuais componentes.

Consuni e Cura

O Conselho Universitário é a instância de discussão e de deliberação da política geral que norteia os rumos da Ufal. É composto por 54 membros que representam toda a comunidade universitária, desde a Reitoria com suas pró-reitorias, passando pelas direções de Unidades Acadêmicas, até as representações dos segmentos docente, técnico-administrativo e estudantil. É dividido em duas câmaras temáticas: a acadêmica, que trata dos assuntos referentes ao ensino, pesquisa e extensão, e a administrativa, que discute a política de administração da instituição.

O Conselho de Curadores é o órgão de fiscalização econômico-financeira da Ufal e entre suas atribuições estão emitir parecer sobre a proposta orçamentária, o orçamento próprio e a prestação de contas anual da Universidade, para aprovação do Consuni.

Conheça os participantes das chapas inscritas para o Consuni e Cura.