Fórum sobre segurança e saúde do trabalho conscientiza profissionais da Ufal

O evento contou com a participação da reitora Valéria Correia, que falou sobre a segurança do trabalho na Universidade
Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
29/08/2018 09h58 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Fórum sobre segurança e saúde no trabalho. Foto: Renner Boldrino

Fórum sobre segurança e saúde no trabalho. Foto: Renner Boldrino

Foi realizado, na manhã desta terça-feira (28), no auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o 1º Fórum de Segurança e Saúde do Trabalho. Idealizado pela professora Ana Paula, do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), que não pôde comparecer, e organizado pela Gerência de Capacitação, da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), o evento contou com a participação da reitora Valéria Correia.

“A universidade deve ser o exemplo da segurança do trabalho, então, a gente inicia com esse debate, mas o nosso propósito maior é ter uma política de segurança de trabalho na Ufal. O pontapé inicial desse evento será formar um GT, um Grupo de Trabalho para construí-la”, destacou e complementou: “A gente tem um setor específico, a CQVT [Coordenação de Qualidade de Vida do Trabalho] e o Siass [Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor], que já vem desenvolvendo políticas no sentido de garantir a segurança do trabalho”.

O fórum teve como primeiro palestrante o professor José Edmundo, que é engenheiro químico e de segurança do trabalho. Em seu tempo de fala, o docente apresentou uma abordagem geral sobre o tema, explicando o que são acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, normas regulamentadoras, Equipamentos de Proteção Individual (EPI), entre outros pontos ligados a temática. “Eu acho que [o evento] é de suma importância, num momento em que a gente observa que aqui no país existe um grande número de acidentes do trabalho e doenças relacionadas ao trabalho. Então, é muito importante que se discuta essa questão no âmbito do serviço público”, ressaltou.

Sucedendo o professor Edmundo estava o também docente Beroaldo Rodrigues, que abordou a temática do adicional de insalubridade e periculosidade. Citando casos que presenciou e explicando como é feita a concessão desse direito, o professor ainda respondeu grande parte das perguntas realizadas após sua palestra.

Essa primeira edição do Fórum de Segurança e Saúde do Trabalho teve como público-alvo os servidores da Ufal e outros interessados na temática e contou com a presença de profissionais do Campus Arapiraca, que participaram do debate após a fala do professor Beroaldo. Entre os pontos levantados por uma das participantes foi a antiguidade das leis que têm relação com segurança e saúde, que foram feitas por pessoas que não eram da área. Por fim, Inez Santos, gerente do Siass, fez o discurso que encerrou a primeira parte do fórum.

O evento continuou no turno da tarde com a participação do Corpo de Bombeiros.