Prograd realiza curso de Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas

Atividade de formação continuada para docentes da Ufal encerra em agosto
Por Manoel Oliveira Jr. – estagiário de Relações Públicas
16/07/2018 07h50 - Atualizado em 13/07/2018 às 13h39
Arte de divulgação

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd), por meio do Programa de Formação Continuada em Docência (Proford), promove o o curso Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas. Destinado à formação dos docentes da Ufal, o curso tem como principal objetivo proporcionar um espaço de reflexão e de instrumentalização no uso das tecnologias digitais no contexto da educação no século 21, a serviço da aprendizagem ativa.

Realizado de maneira semipresencial, a aula inaugural online foi realizada no dia 5 de julho, e o primeiro encontro presencial aconteceu na última quarta-feira (11), com a presença da professora Dênia Falcão de Bittencourt (UFSC). Ela é pioneira em educação na modalidade EAD no Brasil e ministrou a atividade que faz parte de uma das etapas presenciais, até esta sexta-feira (13).

Entusiasmada, a professora da Faculdade de Enfermagem e Farmácia (Esenfar), Maria Cícera dos Santos Albuquerque, é pesquisadora na área de Saúde Mental e uma das alunas no curso. “É importante a oportunidade de realização do curso para que o docente esteja sempre renovando sua metodologia de ensino e promovendo o aprendizado do estudante. Temos um mundo jovem na Universidade, que traz consigo os novos recursos tecnológicos como parte de seu cotidiano, portanto, aliar a tecnologia digital ao processo de ensino e aprendizagem irá influenciar de maneira positiva. O mundo está em constante desenvolvimento e a Universidade não pode parar, é necessário que os docentes também possam acompanhar”, disse após participar da primeira aula presencial. A professora contou, ainda, que já costuma usar metodologias ativas no curso de Enfermagem, contudo, as tecnologias digitais são novidades para ela em seu planejamento pedagógico. Maria Cícera pretende elaborar as próximas aulas já utilizando algumas das ferramentas aprendidas.

O curso é realizado na plataforma EaD e encerra no dia 30 de agosto. A próxima etapa presencial ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de agosto com a presença do professor José Manuel Moran (USP). Os encontros osão no Laboratório de Informática do Centro de Interesse Comunitário (CIC) e do Centro de Educação (Cedu), com turmas pela manhã e à tarde.