Egressa da Ufal em Santana do Ipanema retorna como professora

Mais um ex-aluno do curso de Ciências Contábeis volta ao campus para praticar a docência
Por Ascom Ufal
06/06/2018 13h52 - Atualizado em 06/06/2018 às 16h38
Yasmin Souza da Silva foi aprovada na seleção finalizada nesta terça-feira (5)

A aluna egressa do curso de Ciências Contábeis, da Unidade Educacional da Ufal em Santana do Ipanema, Yasmin Souza da Silva, foi aprovada na seleção de professor substituto, que teve seu resultado publicado na última terça-feira (5). Ela deve substituir o professor Leandro Lopes, que vai se afastar das atividades por dois anos para o doutorado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A banca avaliou seu currículo e uma prova didática sobre Procedimentos de Auditoria, tópico de uma das disciplinas que deverá ser ministrada pela nova professora, e atribuiu ao seu desempenho a nota de 94,5 pontos.

Yasmin, que reside no município de Palmeira dos Índios, formou-se em Ciências Contábeis no primeiro semestre de 2017 e logo em seguida fez uma especialização em Docência do Ensino Superior, demonstrando interesse em seguir a carreira acadêmica. "Hoje volto pra o curso e para o campus onde me formei, em Santana do Ipanema, e volto fazendo o que mais amo na vida: ensinar e transmitir conhecimento e um pouco de minhas vivências", comemorou, ao receber a notícia da aprovação.

Essa não é a primeira vez que um aluno egresso retorna como professor ao curso de Ciências Contábeis. Emerson Lima de Menezes, que também é servidor da biblioteca da Unidade, após concluir a graduação em 2015, cursou especialização em Gestão Empresarial, e disponibilizou-se como professor voluntário pelo período de um ano no curso. Para ele, essa atuação como professor é uma forma de retribuir à Unidade os ensinamentos recebidos, contribuindo com a formação dos atuais alunos.  Além de atuar na biblioteca, Emerson faz mestrado em Administração Pública (Profiap), na Ufal.

"Como docente, sinto-me recompensado através das conquistas de meus alunos e, tenho certeza, que esse retorno de alunos egressos, como professores, estimula os alunos e faz com que acreditem nas oportunidades que podem ser abertas com essa formação", falou o professor Leandro Lopes, que coordenou o curso de 2015 a 2017.

Apesar de ser um curso relativamente novo - a graduação em Ciências Contábeis da Unidade de Santana do Ipanema formou seus primeiros bacharéis em 2014 - já colhe bons frutos do empenho do corpo docente, técnicos e, principalmente, pela dedicação dos alunos.

Pelos conceitos obtidos em diferentes avaliações, o curso se destaca como um dos melhores de Alagoas. Ciências Contábeis obteve nota 4, numa escala de 0 a 5, na sua primeira avaliação pelo Ministério da Educação. Foi o curso com o maior desempenho estudantil no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado em novembro de 2015.