Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Alejandro Cesar Frery, recebe prêmio internacional por sua atuação científica

Iniciativa reconhece pesquisadores ou profissionais que tenham impacto positivo em alguma região do mundo

22/05/2018 08h29 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Palestra no IIT (Indian Institute of Technology), Bombaim, Índia, em fevereiro de 2018, ministrada pelo professor Alejandro C. Frery na condição de Distinguished Lecturer da GRSS

Danielly Bezerra - estudante de Relações Públicas

O mês de março se encerrou com uma etapa de grande importância para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), Alejandro Cesar Frery: o reconhecimento das suas pesquisas e de compartilhamento dos seus resultados, em nível internacional. O prêmio Líder Regional é promovido anualmente pela IEEE Geoscience and Remote Sensing Society (GRSS) e certifica apenas um concorrente por edição.

A seleção do prêmio Líder Regional foi realizada pelo Comitê Assessor da GRSS em reunião, sendo o resultado recebido pelo professor logo em seguida. “Fiquei muito emocionado ao receber este prêmio por se tratar do reconhecimento tanto ao meu trabalho de pesquisador quanto de divulgador da ciência como forma de avanço da humanidade”, comentou o pró-reitor, Alejandro Cesar Frery.

Para a premiação, são observadas a qualidade e o impacto das atividades do candidato, assim como o número de contribuições e a participação na comunidade científica da GRSS. O professor, que é Distinguished Lecturer dessa sociedade desde 2015, marca com esta vitória a primeira representação do Brasil na disputa, tendo como maiores reconhecimentos as contribuições entregues à consolidação da cultura científica, em particular na América Latina.

Concorrendo com representantes de China e Europa, o pró-reitor teve, dentre os aspectos considerados, seu trabalho de destaque como Editor-Chefe no periódico IEEE Geoscience and Remote Sensing Letters, no qual atua desde o ano de 2014, além das variadas palestras que concede fora do Brasil sobre seu objeto de pesquisa, análise estatística de imagens SAR (Synthetic Aperture Radar). Em sua agenda, o professor Alejandro Cesar Frery esteve ministrando palestras sobre esse tema e produção científica no Brasil, Argentina, Costa Rica, Chile, Canadá, Índia, Itália, China, Uganda e Israel.

O prêmio, que consiste em um certificado e um valor em dinheiro, também representa a projeção da Ufal no cenário internacional da pesquisa, uma vez que reconhece os esforços empregados pelo professor em participar das atividades apoiadas e promovidas pela sociedade GRSS, colocando a universidade em contato com pesquisadores de todo o mundo. “É com muito orgulho que trago esse prêmio para a Ufal, em particular para os pesquisadores, alunos e suporte técnico os que fazem parte do Laboratório de Computação Científica e Análise Numérica desta Universidade, LaCCAN”, disse Alejandro Cesar Frery.

O prêmio será entregue em cerimônia solene no IGARSS - International Geoscience and Remote Sensing Symposium - evento que será realizado de 22 a 27 de julho deste ano na cidade de Valência, na Espanha. Acesse mais informações sobre a IEEE-GRSS clicando aqui.