Gestão incentiva qualificação docente com edital para substitutos

Inscrições vão até o dia 25; Ação faz parte da política institucional de qualificação do servidor

05/05/2018 00h42 - Atualizado em 11/05/2018 às 13h35

Izadora García – relações públicas

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) lançou edital de distribuição de vagas para professor substituto com o intuito de garantir o afastamento de docentes da instituição para qualificação. As inscrições começam hoje (4) e vão até o dia 25. São 32 vagas distribuídas entre os campi A. C. Simões, Arapiraca e unidades educacionais de Palmeira dos Índios, Penedo e Viçosa. O campus do Sertão não foi contemplado por já existir um programa interno para distribuição de substitutos, no qual são asseguradas 15 vagas.

“Ao lançarmos o edital pelo segundo ano consecutivo, estamos consolidando uma política institucional de qualificação do servidor para atender à sociedade alagoana e também fortalecendo as atividades de pesquisa e pós-graduação da Ufal. Além disso, garantimos o direito do docente de cursar a qualificação com dedicação integral aos estudos e damos transparência ao uso do banco de professores equivalentes. Essa era uma reivindicação constante dos docentes”, afirmou a reitora, Valéria Correia.

Os substitutos serão contratados mediante processo seletivo simplificado realizado pela própria Progep. Os prazos são de 12 meses para os casos de mestrado, 24 para doutorado e 12 para pós-doutorado.

“Essa política institucional demonstra o comprometimento da gestão em investir nos nossos servidores, na qualidade dos serviços prestados pela Ufal e, à médio prazo, nas avaliações qualitativas realizadas pelo MEC”, reforçou Carolina Abreu, Pró-reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho.

Progep explica critérios de seleção

Os docentes que foram selecionados ou estão matriculados em programas de pós-graduação reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC) e que desejam concorrer ao edital podem se inscrever entre os dias 4 e 25 deste mês. Para isso, devem preencher formulário online e encaminhar a documentação (no formato PDF ou de imagem) para o endereço concursos.ufal.ppgs@gmail.com.

De acordo com a Progep, os critérios para concessão consideram a avaliação dos programas de pós-graduação, o número de docentes com pós-graduação, o nível de avaliação dos cursos, o tempo de serviço na universidade e o exercício de atividades de gestão acadêmica, como coordenação e participação em colegiado.

“Visando acolher o pleito da comunidade acadêmica, adotamos uma nova formatação do processo de seleção após a primeira experiência no edital nº 31/2017, lançado no ano passado. Agora, priorizaremos aqueles docentes que ainda não possuem afastamento vigente para participação em programas de pós-graduação de modo que a sua saída não represente a interrupção das atividades acadêmicas ou a sobrecarga dos demais docentes”, finalizou Carolina.

Para conferir o edital na íntegra, clique aqui.