Proford inscreve para curso de Epistemologias da Docência Universitária

Ação é voltada a docentes de todas as áreas acadêmicas da Ufal

13/03/2018 10h33 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06

João Paulo Rocha - estagiário de Relações Públicas

Estão abertas as inscrições para o curso de Epistemologias da Docência Universitária, uma das ações resultantes do Formulário de Levantamento de Necessidades de Capacitação (FNLC). A pesquisa foi aplicada às unidades acadêmicas pelas pró-reitorias de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) e de Graduação (Prograd), e aprontou o curso como uma das formações necessárias para os professores da Ufal.

O objetivo é possibilitar a compreensão por meio de enfoques epistemológicos e sua importância para o fazer científico no âmbito da docência, sobretudo ao pensar e problematizar as várias abordagens epistemológicas e as relações no âmbito acadêmico, socioprofissional e socioepistemológico.

A orientação da atividade ficará sob a responsabilidade do professor Anderson de Alencar Menezes, doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, em Portugal, membro do Conselho Editorial e consultor da Revista Eletrônica de Educação de Alagoas (Reduc).

“A docência universitária se faz a partir de modelos epistemológicos em que as relações entre teoria e prática se constituem em momentos importantes do método científico. Pensar a partir das epistemologias constitui um ponto fundamental para a formação do espírito científico numa compreensão cada vez mais transdisciplinar do conhecimento científico”, destaca o professor.

A formação tem como público-alvo os docentes da Ufal, e acontecerá sempre às segundas-feiras no período de 26 de março a 7 de maio, das 8h às 12h, no Centro de Educação (Cedu). As Inscrições devem ser feitas através do preenchimento do formulário disponível aqui . Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone 3214-1674 ou ainda por meio dos endereços eletrônicos proford@prograd.ufal.br e capacitacao@progep.ufal.br.