Professor do Centro de Ciências Agrárias é premiado em Portugal

22/02/2018 10h19 - Atualizado em 26/02/2018 às 10h47
Professor Pedro Accioly, em Coimbra. Foto: Acervo Pessoal

Diana Monteiro - jornalista

Em fase de conclusão do doutorado em Direito Público, na Universidade de Coimbra, em Portugal, o professor Pedro Accioly, do Centro de Ciências Agrárias da Ufal (Ceca) vai agregar mais uma vitória em sua trajetória acadêmica: o Prêmio Escolar Dr. Pedro Gordilho, concedido anualmente pela instituição europeia. Ele recebeu a homenagem por obter a melhor classificação na unidade curricular História do Direito, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, durante o mestrado.

"Para mim foi uma honra ser agraciado com este prêmio escolar, dada a tradição quase milenar da Faculdade de Direito de Coimbra, fundada no final do Século 13 e de sua excelência internacional”, disse o professor Pedro Accioly, que já está com a tese do doutorado depositada e a banca constituída, aguardando data para a defesa.

O professor acrescenta que o Prêmio Escolar Dr. Pedro Gordilho representa um reconhecimento acadêmico e enaltece a positividade da Ufal em sua trajetória de aprendizado. “Esse reconhecimento foi fruto de uma formação adquirida desde a minha graduação em Direito na instituição alagoana, cujas lições valorosas de meus professores, sem dúvida, contribuíram para esse sucesso. O meu doutorado é no âmbito do Direito Público, onde utilizei também uma metodologia histórico-jurídica em alguns aspectos para melhor analisar a temática de minha tese, mais especificamente para propor uma nova periodização histórico-jurídica no Direito Brasileiro”, frisou.

Historicidade jurídica

Para a sua área de atuação, segundo Pedro Accioly, o prêmio concedido representa uma demonstração importante  de sua contribuição para o aprendizado metodológico das principais ferramentas que a História do Direito dispõe para entender melhor a realidade em que vivemos. E destaca: “Realidade essa, fruto de instituições e valores jurídicos não decorrentes do acaso, mas sim, principalmente, de uma tradição romano-germânica milenar e valiosa para compreender melhor nossos dias, problematizando e examinando o Direito com toda a profundidade que se exige, na busca por soluções para problemas típicos de um país desigual, com graves questões estruturais, já superados pelos países desenvolvidos”, diz.

O professor complementa: “Sobre o aspecto da contribuição para a carreira docente, contribuí para a abertura de novas perspectivas de pesquisas acadêmicas futuras, incluindo a inserção em novos grupos de pesquisa, tanto no âmbito nacional, quanto no internacional”.

Pedro Accioly faz parte do corpo docente do Ceca, onde ministra as seguintes disciplinas: Metodologia da Pesquisa; Política e Legislação Florestal; e Direito e Legislação do Engenheiro de Agrimensura e também integra o Grupo de Pesquisa Biotecnologia de Plantas e de Microrganismos Endofíticos. O professor ainda é membro da Comissão de Direito Imobiliário, da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Alagoas (OAB/AL) e no exterior, integra o Instituto de Derecho Iberoamericano (Idibe), na Espanha, e o Centro de Estudos Notariais e Registais (Cenor), em Portugal.