Membros do Consuni debatem cotas para pós-graduação entre outros temas

A proposta foi elaborada por um grupo de trabalho
Por Ascom Ufal
29/11/2018 17h15 - Atualizado em 30/11/2018 às 14h38

Entre os pontos em pauta para a sessão ordinária do Conselho Universitário, nesta segunda-feira (3), às 14 h, na sala dos Conselhos, está a proposta de implementação de cotas para a oferta de vagas de Cursos da Pós-Graduação.

A minuta foi elaborada por uma comissão formada em 2016, com a participação de professores, técnicos e estudantes. Pela proposta “Todos os candidatos concorrerão às vagas gerais ofertadas pelos Programas com os mesmos critérios de provas, arguição e projeto. Aqueles que, no ato da inscrição, fizerem a opção de concorrer às vagas do sistema de cotas, concorrerão, caso não sejam aprovados nas vagas gerais, às vagas de cotas”.

Na proposta, as cotas serão divididas da seguinte forma: 20% para negros e pardos; 10% para indígenas e 10 % para candidatos com deficiência. O documento explica as regras para comprovação dos critérios para solicitação de concorrência por cotas.

Além deste assunto, os conselheiros devem debater sobre a prorrogação do mandato dos membros da representação estudantil junto ao Conselho, processos de Reconhecimento de títulos estrangeiros, a proposta de reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Letras/Inglês (Licenciatura), a a oferta de Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Gestão Educacional para Professores da Rede Municipal, entre outros assuntos de interesse da comunidade universitária.