Programa de Inserção do Novo Servidor encerra programação no CIC

O evento reuniu novos servidores da Ufal durante dois dias

Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
01/11/2018 11h51 - Atualizado em 03/05/2024 às 14h37
Programa de Inserção do Novo Servidor. Foto: Pedro Ivon

O Programa de Inserção do Novo Servidor (Pins), realizado no Centro de Interesse Comunitário (CIC) do Campus A.C. Simões, encerrou as atividades nesta quarta-feira (31). Promovido pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), o último dia do evento teve como público-alvo os professores recém-ingressos nos campi A.C. Simões, Arapiraca e do Sertão.

“Estamos desenvolvendo esse momento de formação dentro do programa de inserção de novos servidores. O objetivo é a gente fazer algumas discussões mais gerais acerca do trabalho pedagógico que desenvolvemos e que precisa ser valorizado dentro da Universidade”, explicou a professora Suzana Barros, da Prograd.

A programação da manhã foi marcada pela palestra da professora Gorete Amorim, com o tema A relação pedagógica professor-aluno numa perspectiva de inclusão social. “A gente entende essa relação como importante porque vivemos num Estado onde boa parte dos nossos estudantes pertencem a classe social de famílias de trabalhadores, muitos em condições objetivas muito difíceis de frequentar a universidade. E quando chegam, têm a dificuldade, pelas próprias condições objetivas, de lá permanecer”, explicou a docente do Campus Arapiraca.

Na sequência, houve o painel Desafios e perspectivas para a docência universitária, composto pelas professoras Elvira Guimarães, Ligia Ferreira, Dolores Fortes e Deise Fagundes. Elas debateram sobre temas como gênero e educação, racismo, acessibilidade e saúde mental.

A programação da tarde continuou com o bate-papo Carreira profissional do professor do magistério superior .