Professores da Ufal têm projeto aprovado na área de conservação da Reserva Biológica de Pedra Talhada

Pesquisa passou pela avaliação do CNPq e Fapeal

16/01/2018 12h39 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06

Ascom Ufal

O professor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) Márcio Efe, que atua no Setor de Ecologia e Conservação irá coordenar o projeto intitulado Conservação e Valoração da Biodiversidade da Reserva Biológica de Pedra Talhada: uma visão sobre anfíbios e aves aprovado em dezembro de 2017 no Edital CNPq/ICMBio/FAPs nº18/2017

A equipe do projeto terá ainda a participação dos professores Richard Ladle, Ana Cláudia Malhado e Tamí Mott, também do ICBS, além de outros pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e de técnicos do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

O projeto, único aprovado para Alagoas, pretende aumentar a efetividade de conservação da Reserva Biológica de Pedra Talhada, definindo estratégias e prioridades de gestão que integrem a conservação da biodiversidade, em especial anfíbios e aves, com a percepção da comunidade local, os interesses dos tomadores de decisão local e a geração de maior apoio financeiro de diferentes entidades.

Atualmente as áreas protegidas sofrem com desafios em relação à efetividade, gestão e impactos sociais, sendo ameaçadas tanto por grandes empreendimentos, quanto por conflitos com a população local, que vão desde atividades predatórias (caça, extração de madeira) à desapropriação de moradores.

Este não é o primeiro prêmio do professor Efe, o que já teve outros trabalhos reconhecidos por instituições de fomento à pesquisa pelo Brasil. Confira: Pesquisa de Professor da Ufal é aprovada por Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza