Com 38 anos de Ufal, professora defende Memorial Acadêmico

Josemary Ferrare é docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

23/01/2018 09h55 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Docente será promovida a professora titular

Docente será promovida a professora titular

Thamires Ribeiro - estagiária de Jornalismo 

A docente Josemary Omena Passos Ferrare, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal de Alagoas, relembrou nesta segunda-feira (22) toda a sua jornada acadêmica desde a graduação até os dias atuais na defesa do seu Memorial Acadêmico, visando o processo de promoção para professor titular. Ao relembrar sua jornada, a professora declarou ser “um exercício de passar a vida a limpo”. 

A banca examinadora foi composta pelos docentes Nelci Tinem, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Ana Luiza Pinheiro, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Flávio Antônio Miranda, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e Geraldo Magela, da Ufal. 

Natural de Maceió, a Josemary é filha de uma professora e de um desenhista, que sempre a incentivou a dar ênfase aos estudos. Ela conta que a motivação para seguir na área de Arquitetura foram os desenhos de seu pai, e para a pós-graduação foi a falta de referências coloniais encontradas no Estado. 

Contribuições

Além das diversas contribuições acadêmicas, Ferrare tem uma extensa lista de experiências profissionais com foco na preservação da arquitetura alagoana. E para uma das professoras examinadoras da banca, esse é um ponto positivo não só para a docente, mas também para os alunos. 

“Ela [Josemary] cumpre todas as atividades de um professor de Universidade, mas os alunos ganham uma projeção muito maior nas falas dela, de vivências profissionais”, afirmou Nelci Tinem.

A docente teve participação na restauração do prédio da Associação Comercial de Maceió, no tombamento estadual de Marechal Deodoro e do bairro Pontal, em Maceió, e na restauração do Museu Téo Brandão. 

Na Ufal
Josemary Ferrare foi uma das pioneiras do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ufal, ingressou na primeira turma, em 1974. E em 1980, há 38 anos, foi aprovada em um concurso para professora colaboradora do curso na Universidade. Além das aulas que ministra atualmente nos cursos de graduação e pós-graduação da FAU, Josemary destaca que a extensão tem sido um dos eixos de participação constante, desde o ano de 2005. 

A defesa do Memorial Acadêmico proporciona o título de professora titular, e a docente pretende continuar plantando bons frutos. “Agora vou continuar com meus projetos de pesquisa e estou motivada a renovar o convênio entre a Ufal e a Universidade da Itália, acerca do projeto (Re)bordando o Bico Singeleza de Alagoas”, revelou.