Ufal participa de Congresso Internacional de Educação a Distância

Professor e técnico apresentaram trabalhos e participaram de lançamento de e-book

27/09/2017 10h13 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Participantes do Congresso Internacional de Educação a Distância

Ascom Ufal

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participou da 23ª edição do Congresso Internacional de Educação a Distância (Ciaed), que aconteceu entre os dias 17 e 21 de setembro, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, organizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). O evento contou com a participação de mais de dois mil inscritos, entre eles, o professor do Centro de Educação Luís Paulo Mercado e o Técnico de Assuntos Educacionais da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), Ilson Mendonça Soares Prazeres.

O tema deste ano foi Metodologias ativas e tecnologias aplicadas à educação, com foco nas contradições, técnicas, usos, desafios, experiências e dificuldades das metodologias ativas. As variadas atividades e trabalhos apresentados envolveram o uso desta sala de aula invertida, PBL (aprendizagem baseada em problemas ou projetos), aprendizagem personalizada e adaptável, ambientes de aprendizagem persuasivos, tecnologias de visualização interativa, jogos, estudo blended ou híbrido, simuladores e tecnologias baseadas em realidade virtual, realidade aumentada, learning analytics, entre outras.

De acordo com o professor Mercado, “o impacto dessas novas metodologias envolve a ruptura de elementos tradicionais funcionais, como disciplinas e espaços físicos lineares, trazendo uma visão sistêmica e integrada com maior foco em estudo de fenômenos”.  O professor apresentou dois trabalhos científicos no evento: a comunicação oral e um pôster. No primeiro, ele analisa as possibilidades da utilização do estudo do meio online como estratégia de problematização da realidade, coleta e análise de dados e intervenção no contexto estudado em aulas do ensino superior.

Já o trabalho intitulado Prática de letramento digital envolvendo webquest e produção de cordel no curso de Pedagogia, descreve o processo de construção e dramatização da literatura de cordel como recurso didático, a partir da experiência de letramento digital junto aos estudantes da disciplina da graduação Tecnologias da Informação e Comunicação. Aplicada em 2016, a disciplina trabalhou a autoria por meio de múltiplas linguagens envolvendo a construção de webquest e produção de cordel, voltadas para estudantes da educação básica ou professores da escola ou pais dos estudantes, de acordo com a perspectiva escolhida.

"O congresso se constitui num espaço importante para troca de experiências e análise e discussão das perspectivas e avanços da EaD no país, principalmente os aspectos referentes às metodologias de ensino, modalidades e conteúdos”, destacou Luís Paulo Mercado.

Participação em livro digital e outras atividades

As ações e produções do Grupo TICForprod, liderado pelo professor Luís Paulo Mercado estão contempladas num e-book lançado durante o evento. Organizado pela professora Vani Moreira Kenski da Universidade de São Paulo e ABED o e-book Grupos que pesquisam EAD no Brasil traz os resultados de pesquisa coordenada de forma colaborativa e integrada a distância em diversas áreas do conhecimento.

O servidor Ilson Prazeres apresentou o trabalho Dispositivos móveis e gamificação nas aulas de Matemática, de sua autoria com o professor Carloney Alves de Oliveira. “O congresso representa o que de melhor está sendo projetado e produzido em relação a EaD em nosso país, é uma oportunidade de encontrar os atores e pesquisadores que são referências na área”, destacou Ilson.

A EaD da Ufal tem investido na participação, apresentação de resultados e pesquisa em eventos de qualidade na área educacional. A Universidade apóia diretamente todos os envolvidos nessa área a pesquisar sobre suas práticas e a compartilhar com a comunidade científica.