Seminário debate panoramas da Reforma da Previdência

Evento reuniu professores e técnicos da Ufal

30/08/2017 12h56 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Professor da Faculdade de Direito (FDA) e assessor do Gabinete da Reitoria, Basile Christopoulos

Professor da Faculdade de Direito (FDA) e assessor do Gabinete da Reitoria, Basile Christopoulos

Ascom Ufal

Para os que estão próximos do período de se aposentar ou aqueles que ainda precisam trabalhar por mais anos, a dúvida é a mesma: quais serão as condições para ter acesso à aposentadoria?

Em tramitação no Congresso Nacional, a Reforma da Previdência foi o principal tema do 1º Seminário de Educação para a Aposentadoria: é urgente ou pode esperar?, realizado nesta quarta-feira (30), no auditório da Reitoria. O evento reuniu servidores da Ufal para discutir a “conjuntura de contrarreforma previdenciária”, mostrando possíveis panoramas caso o texto seja aprovado.

“A população envelhece e há necessidade de ajustes, mas é fundamental debater e considerar as peculiaridades de cada região. Um bom exemplo são os trabalhadores rurais de Alagoas, cuja expectativa de vida é baixa, como eles vão ter acesso à aposentadoria?”, indagou o professor da Faculdade de Direito (FDA) e assessor do Gabinete da Reitoria, Basile Christopoulos. 

Já para Evilásio Freire, servidor e coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal), “a contrarreforma penaliza, sobretudo, as mulheres”. E apontou que o “uso dos recursos da seguridade social para outros fins, a falta de cobrança dos sonegadores e devedores da previdência são algumas das razões pelo deficit alegando pelo governo”. 

O seminário foi promovido pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho e do Subsistema de Atenção a Saúde do Servidor (Siass), com apoio do Sindicato dos Trabalhadores (Sintufal) e Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal).