Pesquisador de Biblioteconomia vai a Atenas apresentar trabalho sobre vídeos com mensagens sociais no Youtube

A apresentação da pesquisa exploratória conta com apoio do CNPq

- Atualizado em
O professor irá apresentar o trabalho na histórica Atenas | nothing
O professor irá apresentar o trabalho na histórica Atenas

Lenilda Luna - jornalista

O professor e pesquisador Ronaldo Ferreira de Araújo, doutor em Ciência da Informação, professor do Curso de Biblioteconomia do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Líder do grupo de pesquisa "Laboratório de Estudos Métricos da Informação na Web" (Lab-iMetrics) estará em Atenas, Grécia, de 24 a 27 de julho, para participar da 4ª Conferência Internacional Anual sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.

No evento, patrocinado pelo Athens Journal of Social Sciences e o Athens Journal of Τechnology & Engineering, o professor vai apresentar o trabalho Mediação de Informações e Vídeos com Mensagens Sociais no Youtube: um Estudo Cibermétrico. O estudo foi desenvolvido no Laboratório de Estudos Métricos da Informação na Web (Lab-iMetrics) cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e certificado pela Ufal.

Segundo Ronaldo Araújo, a proposta éstá inserida na linha de pesquisa Cibermetria e a mediação da informação, que reúne estudos métricos da apropriação social dos dispositivos informacionais na web (blogometrics, wikimetrics, tagometrics). "São contribuições teórico-metodológicas para a análise da conversação mediada por computador, métricas de mídias sociais, memória coletiva na web e métricas de etiquetagem social, estudos netnográficos, ciberativismo, dentre outros", explica o pesquisador.

Trata-se de "pesquisa exploratória de abordagem cibermétrica de cunho descritivo que tem por objetivo investigar a repercussão de músicas com mensagens sociais na web social tendo em vista sua representatividade em termos de temas e ações de informação de interação. O universo empírico é formado por músicas cujos videoclips concorreram na última edição do MTV Video Music Award 2015 na categoria Melhor vídeo com mensagem social", relata Ronaldo.

Foram coletados dados por meio da ferramenta Netlytic dos cinco vídeos oficiais dos respectivos artistas no YouTube. "A análise é voltada a compreensão dos temas e problemas sociais mais abordados e descrita por meio das métricas de visibilidade, engajamento e conversão. Quanto a visibilidade os vídeos somam 106.074.385 visualizações. O engajamento aponta para 1.607.363 avaliações positivas e 55.919 negativas, 1.018.630 compartilhamentos e 86.706 comentários. Em termos de conversão houveram 106.590 subscrições geradas. Os indicadores confirmam o YouTube como plataforma de mediação da informação para disponibilização e interação em torno de videos com mensagem social", destaca o pesquisador.

Para participar da conferência em Atenas, o professor Ronaldo Araújo concorreu ao edital do CNPq de auxílio a participação em evento internacional, tendo a proposta aprovada, o que garante o subsídio de parte da viagem. "É muito importante para um pesquisador a participação em eventos internacionais, que possibilitam o intercâmbio científico e também a visibilidade para o trabalho realizado. Esse é um ganho para o pesquisador e também para a instituição da qual ele faz parte", concluiu Ronaldo Araújo.

Link do evento aqui.

Link do laboratório de estudos métricos aqui.