Pesquisa sobre o trabalho docente será apresentada em Simpósio Mundial

O estudo é do técnico José Edson, do Campus Arapiraca

- Atualizado em
José Edson Ferreira Lima, servidor do Campus Arapiraca, vai apresentar trabalho em Portugal

Lenilda Luna - jornalista

Não é fácil para os técnico-administrativos conciliarem as horas de trabalho e de estudo para a qualificação profissional. Por isso, a conquista do servidor José Edson Ferreira Lima, que atua no setor de Compras e Licitações da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação do Campus Arapiraca, deve ser reconhecida como um bom exemplo.

José Edson é mestrando do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras e teve um trabalho aprovado para apresentação no 6° Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (Simelp), que será realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, em Portugal, entre os 24 e 28 de outubro deste ano.

O artigo aprovado tem como título O trabalho docente no discurso midiático: acontecimento, história e memória. A orientação é da professora Maria do Socorro Aguiar Oliveira Cavalcante, doutora da Faculdade de Letras. "Trata-se do tema da minha pesquisa no mestrado, na linha de Análise do Discurso. Tem como objetivo analisar discursos na mídia escrita acerca do trabalho docente", explica José Edson.

Segundo o mestrando, a pesquisa pretende revelar as condições de produção que possibilitaram o surgimento do discurso a respeito do trabalho docente. "Desvelamos a memória que retorna produzindo efeitos de sentido que contribuem para a reprodução da visão de trabalho docente como sacerdócio. A base teórica é a análise do discurso pecheutiana", informa o pesquisador

O evento

O 6° SIMELP é constituído por vários simpósios e mesas-redondas que pretendem funcionar como espaço aglutinador de discussões entre professores, pesquisadores, estudantes, em áreas como a linguística, a literatura, a cultura, a tradução, a educação, e conta, ainda, com profissionais de outras áreas para quem a língua portuguesa se traduz num ponto de interesse.

As edições anteriores aconteceram na Universidade de São Paulo (2008); Universidade de Évora (2009); Universidade de Macau (2011); Universidade de Goiás (2013); e Università de Salento (2015). O evento conta com a presença de representantes de todos os continentes.

A Análise do Discurso

A Análise do Discurso de linha francesa (AD) ou pecheutiana é concebida como um campo de estudo surgido na década de 60 que teve sua gênese associada a uma prática escolar francesa: a explicação de textos. Sua metodologia privilegia a interdisciplinaridade e articula pressupostos de três grandes áreas epistemológicas: a Linguística, a Psicanálise e o Materialismo Histórico.

O servidor

José Edson Ferreira Lima ingressou como servidor na Ufal em 2011, no cargo de Auxiliar de Biblioteca e, no ano seguinte, foi nomeado Assistente em Administração, exercendo suas atividades no Campus do Sertão, na Unidade de Penedo e, atualmente, na sede do Campus Arapiraca. Recentemente foi eleito como membro titular do Conselho Universitário Consuni/Ufal

Para colaborar com a participação do servidor no evento, clique aqui.