Palestras do TEDx Pajuçara serão publicadas em breve na internet

Eduardo Setton, pesquisador e professor da Ufal, foi um dos palestrantes


- Atualizado em
Palestra do professor Eduardo Setton | nothing
Palestra do professor Eduardo Setton

Lenilda Luna - jornalista

Quem perdeu o TEDx Pajuçara, realizado em 3 de dezembro do ano passado, no Centro Cultural Arte Pajuçara, vai poder conferir em breve as palestras no site. Entre os palestrantes convidados para a primeira edição do evento realizada em Maceió, o professor Eduardo Setton, doutor em Engenharia e coordenador do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV-Ufal), falou sobre os projetos relacionados ao setor do petróleo, gás e energia.

O TED (Technology, Entertainment, Design), segundo informações do próprio site "é um programa de eventos locais e independentes que une pessoas para compartilhar uma experiência". As palestras não podem ultrapassar 18 minutos e são compartilhadas internacionalmente por meio de vídeos na internet. Para a primeira edição em Maceió, foram convidados 100 participantes para a audiência, gerando uma expectativa com a publicação dos vídeos para quem não pode acompanhar presencialmente.

O professor Eduardo Setton esclareceu que esse formato de palestras foi iniciado em 1984, para disseminar ideias inovadoras, mas apenas em 2009 chegou ao Brasil.  "Eu já era um fã incondicional do TED e sempre busquei inspiração para ações, projetos, idéias nas palestras disponíveis na Internet. Quando soube que iria haver o evento em Maceió fiquei extremamente feliz e não acreditei quando recebi o convite para ser um dos palestrantes. Dividir o dia, o palco e a emoção com pessoas que me inspiram fez desse dia um dos mais especiais na minha vida", declarou o pesquisador da Ufal. 

Os demais palestrantes, referidos pelo professor da Ufal, foram: Carlos Wanderlan (HandTalk), Paulo Tenório (Traktor), Tiago Silva (Mochileiro pela Educação), Daniel Moura (Bicicletada), Lara de Sá (Enactus), José Roberto (Pimenta da Tapera), esses de Alagoas, e Paula Quintão, Mariana Camarderli e Gustavo Rocha, de outros estados. "Todos foram especiais e marcaram positivamente a primeira conferência TED em Alagoas", ressaltou Setton.

O professor explicou que foi preciso se adequar ao formato. "Tinha centenas de histórias para contar. Acabei dando o título à minha palestra de 'Qual o valor de uma provocação?'. Falei sobre a difícil decisão de aceitar o convite do Governador do Estado, em 2010, para ser Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, afastando-me um pouco vida acadêmica", relatou Eduardo Setton.

A construção do TED em Alagoas contou com a participação de voluntários. "Inclusive, muitos alunos da Ufal trabalharam para tornar o TED um evento possível em Alagoas. Eles foram fantásticos", parabenizou o professor Eduardo Setton. "Este dia jamais sairá da minha memória, pela grandeza do evento, das pessoas, dos colaboradores, da organização, por ter sido em Alagoas, enfim, pelo momento da minha vida. Não sei. Não consigo transformar esse sentimento em palavras", concluiu o pesquisador.