Cursos de capacitação para docentes sobre a interiorização estão com inscrições abertas

Atividades fazem parte do Proford e começam no dia 4 de abril nos campi do Sertão e Arapiraca

- Atualizado em

Lenilda Luna - jornalista

O Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford) vai realizar os primeiros cursos de formação desse ano voltados para a interiorização. Os cursos intitulados Princípios teórico-metodológicos e epistemológicos para uma avaliação participativa e democrática da expansão e interiorização da Ufal estão com inscrições abertas para docentes e técnico-administrativos dos campi do Sertão e de Arapiraca. As atividades serão iniciadas no dia 4 de abril.

O Proford é um dos programas do Plano de Capacitação realizado pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas em parceria com a Pró-reitoria de Graduação. Na Ufal, o programa foi instituído pela resolução nº 07/2014 do Conselho Universitário, em 17 de março de 2014, visando a qualificação e a formação permanente de seus docentes tanto na gestão acadêmica como administrativa."Os cursos que serão realizados no Sertão e em Arapiraca vão subsidiar o processo de avaliação da expansão e interiorização da Ufal", informa Suzana Barrios, coordenadora de Desenvolvimento Pedagógico da Prograd.

De acordo com o Plano Anual de Capacitação da Ufal para 2017, o Proford é um "Programa voltado para a proposição de uma política de formação profissional docente que atenda aos anseios da docência universitária, por meio de reflexões e de fundamentos teórico-práticos, que possibilitem a compreensão da universidade brasileira e da Ufal, buscando incorporar à práxis os processos pedagógicos contemporâneos. Entre as atividades previstas para esse ano, estão temas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, captação de recursos, luta antirracista, uso de tecnologias, entre outros.

Para fazer as inscrições no Campus Arapiraca, acesse o link.

Para o Campus do Sertão, clique aqui

Para saber mais detalhes sobre o Plano Anual de Capacitação 2017, acesse.