Gestão realiza Audiência Pública para debater alterações no Estatuto e no Regimento da Ufal

Foi a segunda audiência pública com o tema e desta vez o foco foi o Centro de Ciências Agrárias

- Atualizado em
Comunidade universitária participou da segunda audiência | nothing
Comunidade universitária participou da segunda audiência

Lenilda Luna - jornalista

A segunda audiência pública para debater as propostas de alterações no Estatuto e no Regimento da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi realizada na manhã desta quarta-feira (18), no auditório do Centro de Ciências Agrárias ( Ceca), em Rio Largo. Além de representantes do Ceca, também estavam presentes alguns servidores das Unidades Acadêmicas de Viçosa e Penedo e da Escola Técnica de Artes (ETA), onde também serão realizadas audiências.

Na abertura dos trabalhos, a reitora Valéria Correia explicou que as audiências públicas são uma proposta da gestão para dar amplo conhecimento a comunidade universitária sobre as alterações que estão sendo definidas. "Embora o plenário do Conselho Universitário seja a instância máxima de deliberação na Ufal, é importante ouvir as propostas e questionamentos das unidades implicadas nas alterações que estão em curso", ressaltou a reitora.

A reitora relatou brevemente o cronograma deste trabalho. "O grupo de trabalho foi instituído antes da nossa gestão. Ao assumirmos, em janeiro de 2016, fizemos uma recomposição do GT com a participação do vice-reitor José Vieira, Basile Christopoulos, Joelma Albuquerque e Júlio Gomes da Silva Neto, como titulares da categoria docente; Jarman Aderico representa os técnico-administrativos; Arryson de Albuquerque e Nélida da Silva são os representantes do segmento discente", informou Valéria Correia.

A primeira minuta da proposta de Estatuto foi aprovada em duas reuniões consecutivas do Consuni, em 10 e 16 de março de 2015 São três questões importantes de alteração, destacadas pela reitora Valéria Correia:  incorporar ao modelo institucional da Ufal os campi fora de sede (Arapiraca e Sertão),  coordenadoria de educação a distância; considerar como membros natos do Consuni os diretores dos campi fora de sede; e transformar a Superintendência de Infraestrutura em Pró-reitoria.

O secretário dos Conselhos Superiores, Rômullo Santos, apresentou o relatório do grupo de trabalho que foi aprovado na reunião do Conselho Universitário do dia 13 de março de 2017 e abriu o debate para intervenção dos participantes da audiência. "Na questão mais específica relacionada ao Ceca, percebemos, nas nas avaliações, um forte apoio a proposta de incorporar o Ceca como Campus fora de Sede", concluiu o secretário.

Leia mais sobre a reformulação do estatuto e a audiência anterior aqui. Veja sobre a aprovação do relatório no link