Coordenador de pesquisa da Ufal participa de intercâmbio no Chile

Na visita o professor se concentrou no estudo em aprendizado de máquina

- Atualizado em

Danielly Bezerra - estudante de Relações Públicas

Retornando no início deste mês de outubro, o coordenador de pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Ufal (Propep), André Lage, concluiu a etapa de participação presencial na pesquisa desenvolvida em conjunto na Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso (PUCV), no Chile. Durante o período, o coordenador e professor do Instituto de Computação da Ufal (IC) esteve em diálogo com pesquisadores da área de Ciência da Computação na implementação de experimentos em aprendizado automático.

O projeto teve início com o professor Héctor Allende-Cid, que desenvolveu um algoritmo de aprendizado de máquina que se baseia em dados distribuídos em diversos computadores e dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Um exemplo comum do resultado final de campo de pesquisa pode ser visto nos telefones celulares, com a execução dos corretores automáticos.

Com esta modalidade, o professor André Lage conseguiu estabelecer a interlocução entre o que é produzido na Ufal e os temas atualmente estudados fora do país na área da Computação. “As cooperações científicas permitem que nós pesquisadores possamos resolver problemas de pesquisa mais difíceis através da divisão de tarefas no projeto em função das áreas de atuação de cada pesquisador. Enquanto o professor Héctor investiga métodos mais eficientes para que as máquinas consigam realizar previsões mais exatas, por exemplo, eu foco em algoritmos distribuídos que permitem que a aprendizagem de máquina possa ser executada em tempo hábil e com menor custo", comentou o coordenador de pesquisa.

Com a área de pesquisa voltada a sistemas distribuídos, o professor André Lage se concentra em tecnologias de computação em nuvem, com aplicações que envolvem o processamento de grandes quantidades de dados, temática conhecida como big data. O projeto em curso com os pesquisadores chilenos consiste no desenvolvimento de um protótipo de pesquisa que implementa uma versão distribuída do algoritmo de aprendizado de máquina idealizado pelo proponente chileno.

Doutorado em Ciência da Computação, Héctor Allende-Cid é o professor responsável por conduzir a pesquisa em aprendizado de máquina na universidade chilena e já esteve na Ufal cumprindo sua etapa presencial na instituição. Em 2016 e no mês de fevereiro deste ano, permaneceu 30 dias em cada uma das visitas. Durante sua estadia, os professores Héctor e André Lage projetaram e iniciaram a implementação do protótipo de uma versão distribuída do algoritmo pesquisado. Desde do início do projeto, participam, ainda, Naelson Douglas e Raphael Ribeiro, alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do curso de Ciência da Computação do IC (Ufal).

Sobre esta modalidade de intercâmbio, o coordenador de pesquisa ressalta: “Realizar pesquisas em outras universidades permite que nossos trabalhos e grupos de pesquisa tenham visibilidade internacional e que mais cooperações possam ser estabelecidas”. Como resultado dessa parceria, ambos os pesquisadores da PUCV e da Ufal trabalham agora para a submissão dos resultados obtidos em periódico indexado na área da computação.