Associação dos Docentes da Ufal discute dificuldades das universidades

Mesa-redonda contou com a presença de Celi Taffarel, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

- Atualizado em
Professor Henrique Caet apresentou um histórico do surgimento das universidades | nothing
Professor Henrique Caet apresentou um histórico do surgimento das universidades

Evelly Karine – estudante de jornalismo

Debate organizado pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) abordou as dificuldades atuais que a universidade enfrenta. A mesa-redonda contou com a presença de Celi Taffarel, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e foi mediada pelo vice-presidente da Adufal, Ricardo Coelho e teve como tema Contrarreformas, estado mínimo e desmonte das universidades públicas.

O professor Henrique Caet apresentou um histórico do surgimento das universidades e fez uma analogia entre os obstáculos que elas enfrentaram no início e as atuais dificuldades. A docente Celi Taffarel também expôs a história de luta nas universidades e lançou o seu livro Formação de professores e trabalho educativo na Educação Física, dedicando a alguns colegas que estavam presentes.

Após as apresentações dos docentes foi o momento do debate em que foram feitos comentários, perguntas sobre como mobilizar a classe trabalhadora e lutar por universidades socialmente referenciadas.