Estratégias de Curricularização da Extensão é tema de debate

Evento acontece no dia 29 de setembro e é aberto a docentes e técnicos de nível superior

08/09/2016 13h38 - Atualizado em 28/09/2016 às 10h43

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

No próximo dia 29 de setembro acontece no Campus A. C. Simões, em Maceió, uma roda de conversa e palestra sobre Estratégias de Curricularização da Extensão. O evento será realizado das 8h às 17h e deve discutir temas como princípios e diretrizes da Política Nacional de Extensão Universitária; a importância e a postura das ações extensionistas; a necessidade de curricularizar a extensão; os critérios para elaboração de projetos; uma análise do projeto Abí Axé Egbé; além da elaboração de propostas.

Tendo em vista que a ação está sendo uma atividade do Programa de Formação Docente- PROFORD, às inscrições para os técnicos de nível superior estão sendo feitas no SIGAA - módulo de extensão. Para participar, basta se inscrever pelo link. Caso não possua cadastro no SIGAA como participante  deverá realizá-lo através do link e confirmar no e-mail o cadastro para conseguir realizar a inscrição na palestra.

A ação será conduzida pelo professor Gustavo Manoel da Silva Gomes, do Campus do Sertão; o evento conta com a participação das professoras Joelma de Oliveira Albuquerque, pró-reitora de Extensão e Maria Betânia Gomes da Silva Brito, coordenadora de extensão.

Já estão agendadas rodas de conversa em Arapiraca, no dia 19 de outubro; e no Campus do Serão, em 26 de outubro.

Curricularização da Extensão

A Ufal estabeleceu como meta no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2013-2017), a inclusão da extensão como componente curricular obrigatório em seus cursos. A realização da roda é uma forma de incentivar momentos de formação junto aos professores da instituição, promovendo a reflexão e a criação de estratégias para implementação da curricularização na Instituição.

Para Juliana Pereira, coordenadora da roda de conversa, o evento vem atender uma proposta do Plano Nacional de Extensão Universitária, elaborado no Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Segundo o plano, a extensão universitária é a atividade acadêmica capaz de imprimir um novo rumo à universidade brasileira e de contribuir significativamente para a mudança da sociedade.

“Desta forma, a extensão universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade”, diz Juliana.

Mais informações e o conteúdo programático do curso podem ser acessados aqui