Votação para escolha de novos integrantes do Consuni será online

Docentes e técnicos terão 30 horas para votar nos representantes de sua categoria

18/08/2016 20h06 - Atualizado em 24/08/2016 às 13h08
Eleição para eleger novos membros do Consuni começa dia 1º

Redação Ascom

A partir das 8h do dia 1º de setembro até às 14h do dia 2, servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal de Alagoas poderão votar para escolher os novos integrantes do Conselho Universitário da instituição.

Pela primeira vez na Universidade, o processo de votação para os membros do Consuni será online. Para votar, os servidores devem acessar o endereço sistemas.ufal.br/questionarios e digitar os mesmos dados (login e senha) que são utilizados no acesso ao Sistema Integrado de Gestão (SIG Ufal). A plataforma é idêntica à utilizada nas eleições da Comissão Própria de Avaliação (CPA) que, desde 2008, elege os novos membros por meio do sistema eletrônico.

“Essa forma de votação garante praticidade e maior agilidade, inclusive, na apuração dos votos. Esperamos contar com uma expressiva participação direta dos servidores, pois eles poderão votar de qualquer lugar que tenha acesso à internet, a exemplo do celular”, destacou o secretário dos Conselhos Superiores e presidente da comissão eleitoral, Rômullo Santos, ao reforçar que professores e técnicos terão o período de 30 horas para escolher os representantes de sua respectiva categoria.

Segundo o presidente da comissão, os servidores que não fizeram o cadastro no SIG ou desejam atualizá-lo devem procurar a central de atendimento do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), até um dia antes da eleição, para garantir a participação no processo.

Rômullo Santos ressaltou que várias instituições já usam o sistema de votação online. “USP, federais do Pará e do Rio Grande do Norte, Ifal, OAB e vários conselhos federais são alguns dos exemplos”, citou.

O edital de homologação, com a divulgação dos eleitos, será publicado até duas horas após a finalização do relatório de apuração.

Como votar

De acordo com o edital que apresenta os Procedimentos de Votação, após entrar no sistema com login e senha, será apresentado ao servidor o questionário Eleição Consuni 2016, com a lista de candidatos de acordo com o segmento ao qual pertence (docente ou técnico-administrativo).

O eleitor deve escolher até sete chapas diferentes para validar a participação. Caso assinale um número maior, o voto será considerado nulo.

Conforme as regras do edital, o sistema eletrônico registrará apenas o preenchimento de um questionário de votação por servidor, garantindo o sigilo e a inviolabilidade da escolha.