Reunião extraordinária do Consuni debate dúvidas sobre eleição dos conselheiros

Reitora Valéria Correia destaca a autonomia da comissão eleitoral

26/08/2016 08h44 - Atualizado em 29/08/2016 às 12h16
Reitora Valéria e o vice-reitor, José Vieira, presidiram a reunião no Consuni

Lenilda Luna - jornalista

A reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), realizada na tarde desta quinta-feira, foi marcada por um acalorado debate, que durou mais de duas horas, sobre os questionamentos feitos sobre o processo eleitoral para escolha dos novos membros docentes e técnico-administrativos.

A reunião foi convocada atendendo à solicitação feita por abaixo-assinado formulado por 19 conselheiros do Consuni, questionando os procedimentos adotados para a votação. Um dos principais pontos foi alterado antes mesmo da reunião, atendendo a um requerimento de uma servidora do HU encaminhado à Comissão Eleitoral, que foi manter a votação em cédulas de papel depositadas em urnas.

Os conselheiros colocaram argumentos favoráveis à adoção do processo eleitoral digital, mas em um próximo pleito, desde que o sistema a ser utilizado seja apresentado ao Consuni. O documento divulgado pela Secretaria dos Conselhos Superiores (Secs), assinado pela reitora, destaca que "várias entidades realizam seus processos eletivos por meio eletrônico, não só por sua agilidade, mas também pela segurança garantida pelos sistemas informatizados".

Várias outras dúvidas sobre o processo foram discutidas durante a sessão extraordinária. Por fim, a reitora Valéria Correia indeferiu a solicitação de revisão dos procedimentos "por não caber a intervenção da dirigente máxima da Universidade, nem desse Conselho, sobre os trabalhos da comissão eleitoral".

A comissão confirmou que a eleição será realizada por votos em cédulas, e que a decisão foi baseada "na inviabilidade técnica de realizar a eleição eletrônica no Hospital Universitário e na necessidade de se manter a uniformidade de procedimentos na eleição". A votação está mantida para o dia 1° de setembro.