Professor do Instituto de Matemática recebe Voto de Louvor do Consuni

Colegiado destacou a importância do prêmio científico recebido pelo professor Krerley Oliveira

10/08/2016 11h16 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Professor Krerley Oliveira, do Instituto de Matemática da Ufal

Manuella Soares - jornalista

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Alagoas aprovou a indicação de Voto de Louvor ao professor Krerley Irraciel Martins de Oliveira, do Instituto de Matemática. A homenagem é pelo trabalho e empenho da equipe liderada por ele na participação e premiação do Grand Prix Scientifique Louis D., considerado o principal prêmio científico da França e atribuído anualmente pela Academia de Ciências Francesa. A Câmara de Vereadores de Maceió também concedeu uma Moção de Aplauso ao professor da Ufal.

O Grand Prix Scientifique Louis D. foi concedido pela primeira vez a um projeto matemático. O trabalho vencedor é centrado nos sistemas dinâmicos, conhecidos como Teoria de Caos, que estuda a evolução dos fenômenos ao longo do tempo, conta com a participação de Kreley Oliveira na pesquisa sobre formalismo termodinâmico. O prêmio é uma realização anual da Academia de Ciências da França e visa incentivar projetos de vanguarda da pesquisa científica.

Kreley Oliveira é Mestre e doutor pelo Impa na área de sistemas dinâmicos, membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências e participou da fundação do Programa de Pós-graduação em Matemática (2004) e do doutorado em Matemática (2010) da Ufal, onde coordenou ambos os programas. Ele também foi fundador, em 2003, e coordenador da primeira edição do Programa de Olimpíadas de Matemática em Alagoas (Obmep), onde treina jovens talentos para as ciências matemáticas, e o Programa de Iniciação Científica dessa Olimpíada.