Sou Ufal: a alegria e a disposição de Edmilson Pereira

Servidor visita reeducandos e quer aprender a andar de skate quando se aposentar

04/07/2016 14h21 - Atualizado em 08/07/2016 às 14h51
Há 17 anos, o servidor Edmilson Pereira trabalha na Assessoria de Comunicação (Ascom) da Universidade Federal de Alagoas

Thâmara Gonzaga - jornalista

De segunda a sexta, com sol ou chuva, ele sempre chega com um sonoro e alegre boa tarde, provocando o riso dos colegas do setor. Há 17 anos, é assim que o servidor Edmilson Pereira chega para trabalhar na Assessoria de Comunicação (Ascom) da Universidade Federal de Alagoas. Somando o tempo trabalhado em outros setores da Ufal, ele completou, em junho deste ano, 34 anos dedicados à instituição.

Com 66 anos de idade, a disposição do Seu Ed, como é carinhosamente chamado pelos colegas, é de dar estímulo a qualquer um: acorda cedo, caminha todos os dias, cuida da alimentação e nunca faltou ao serviço por motivo de doença. “Me sinto com 23 anos”, diz.

Sempre disposto, é ele quem cumpre as atividades externas do setor, transportando documentos, bens e atualizando os murais da Reitoria. Gosta de estar informado e diariamente faz a leitura completa dos jornais. Não apenas lê, como também repercute as informações ao conversar com os colegas sobre os fatos do cotidiano. Essa característica é tão marcante nele que o outro nome pelo qual é chamado no setor é Edmilson News.

Os anos de trabalho na Ufal possibilitaram-lhe o contato com muitas pessoas. Em cada departamento, sempre há alguém conhecido. Basta sair da sala para se deparar com um amigo de longa data. “Tem gente que fala comigo que nem sei quem é, mas trato todos bem”, conta ele aos risos. E isso não significa falta de memória, é que a figura agradável, educada e atenciosa de Seu Ed acaba mesmo conquistando muita gente.

Com uma vida marcada pela fé, ele sempre tem um versículo bíblico para animar os que estão tristes. E é essa esperança em um ser superior que o leva a visitar, nos finais de semana, os reeducandos no Presídio Cyridião Durval, levando um pouco de conforto emocional para aqueles que muitas vezes são esquecidos pelos próprios familiares. “Sempre é tempo para se arrepender. Fico muito feliz quando vou lá para pregar e vejo um irmão se arrependendo do mal que fez”, conta.

A disposição do Edmilson não tem limite. Além da Ufal e do trabalho voluntário, ele também gosta de aprender coisas novas e já fez até curso de detetive. “Me deu na cabeça de ser agente secreto”, diz ele às gargalhadas.

Somando o tempo de serviço em uma empresa de tecido em Fernão Velho, ele já acumula 43 anos de trabalho. A mulher já pediu para ele se aposentar, mas o servidor resiste. “Já tenho a documentação reunida e a qualquer momento posso dar entrada no pedido de aposentadoria. O negócio é que gosto de trabalhar aqui na Universidade, fiz muitos amigos, é como uma família”.

E pensa que ele vai ficar parado, levar uma vida tranquila quando sair a aposentadoria? Nada disso! Ele tem planos ousados e um deles é aprender a andar de skate. “Já comprei e vou sair deslizando pelas calçadas da Ufal. A mulher reclamou, disse que depois de velho vou inventar de quebrar as juntas, e já avisou que se eu chegar arrebentando não vai cuidar de mim”, conta aos risos.

Recentemente, Edmilson fez parte da composição da mesa solene em uma cerimônia de colação de grau. O convite foi feito pela gestão da Reitoria como forma de reconhecimento aos servidores com anos de serviços prestados à instituição. “Gostei bastante. Minha mulher ficou muito emocionada. Vou colocar uma foto na parede para lembrar pra sempre desse momento”, diz.