Professores do Cedu participam do 12º Encontro Nacional de Educação Matemática

Carloney Alves e Edlene Cavalcanti apresentaram trabalhos desenvolvidos na Ufal

22/07/2016 09h38 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Apresentação de pôsteres no evento.JPG

Redação Ascom

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi representada no 12º Encontro Nacional de Educação Matemática, ocorrido entre os dias 13 e 16 de julho, em São Paulo. Os professores do Centro de Educação (Cedu) Carloney Alves de Oliveira e Edlene Cavalcanti Santos participaram do evento com a aluna do doutorado em Educação na Universidade Federal de Sergipe, Simone Silva da Fonseca.

O Encontro foi promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) em parceria com a Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco. Com o tema central A Educação Matemática na contemporaneidade: desafios e possibilidades, a proposta foi colocar em discussão as novas temáticas e tendências da área no campo profissional e de pesquisa.

O professor Carloney Alves de Oliveira apresentou o trabalho intitulado Das representações espontâneas para a linguagem matemática convencional: estratégias de resolução de problemas dos alunos do 3º ano do ensino fundamental. O artigo buscou analisar as estratégias de resolução que se expressam em representações espontâneas e numa linguagem matemática convencional que os alunos produzem; além de resgatar as estratégias de resolução de problemas envolvendo situações das estruturas aditivas, e refletir que lugar ocupa o resolver problemas como gesto autoral nas aulas de Matemática. A pesquisa envolveu 26 alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal em Maceió.

Já a professora Edlene Cavalcanti Santos apresentou o trabalho Resolução de problemas com números inteiros relativos: um estudo comparativo em processos cognitivo e didático na formação de professores. O estudo comparou dois processos de formação continuada para professores de ensino fundamental. Um dos processos, de cunho mais didático, teve como base a discussão do uso construtivo de resolução de problemas em sala de aula; e o outro, de base mais cognitiva, buscou levar professores à compreensão das dimensões que definem conceitos.

Este evento é o mais importante no âmbito nacional, porque reúne interessados de vários segmentos envolvidos com a Educação Matemática, como professores da educação básica, professores e estudantes das licenciaturas em Matemática e Pedagogia, estudantes da pós-graduação, além de pesquisadores. “A cada encontro constatamos o interesse pelas discussões sobre a Educação Matemática, seus fazeres múltiplos e complexos, novas tendências metodológicas e pesquisas que dão sustentação ao campo”, destacou Carloney.