Professor de Arapiraca debate Economia Solidária em evento internacional

Leonardo Leal realiza estudo comparativo entre experiências de finanças solidárias no Brasil e na Espanha

05/07/2016 12h08 - Atualizado em 08/07/2016 às 12h15
Professor Leonardo (no meio) foi o único brasileiro convidado a participar do evento

Redação Ascom

O professor Leonardo Leal, do curso de Administração Pública do Campus Arapiraca foi o único brasileiro convidado para participar das jornadas sobre Banca Ética e Moneda Social, realizadas no último mês de junho, na Espanha. Os eventos, transcorridos nas cidades de Barcelona, Bilbao e Madri, contou com a participação do Instituto de Moedas Sociais da Espanha, Cooperativa Integral Catalana, Fiare Banca Ética, Universidad de Deusto e Impacto Hub Madrid.

Coordenador da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Ites) da Universidade Federal de Alagoas e professor das disciplinas de Economia solidária, Gestão de serviços públicos, Avaliação de políticas públicas e Ciência política, Leonardo Leal ministrou a palestra intitulada Banco Palmas: Moneda local em un modelo de banca comunitária, Moneda Palmas.

“O propósito da viagem foi para cumprir com um projeto de pesquisa, resultado de um prêmio que ganhei no ano passado em um concurso de trabalhos de pesquisa, que tem por objetivo realizar um estudo comparativo entre experiências de finanças solidárias no Brasil e Espanha envolvendo os bancos comunitários brasileiros e a Fiare Banca Ética, da Espanha”, enfatiza.

Leonardo Leal acrescenta que durante a pesquisa, realizou um conjunto de entrevistas e fez levantamento de documentos para retratar aspectos relacionados a governança coletiva dessas experiências. O resultado do trabalho culminará com publicações em livros e/ou revistas acadêmicas da área de economia social e solidária, bem como na orientação de trabalhos de estudantes em nível de graduação e pós-graduação. “O efeito do intercâmbio foi receber o convite para uma série de conferências abordando o tema das finanças solidárias, banco comunitário e moedas sociais”, frisa.

Pesquisador de temas como economia solidária, finanças solidárias, gestão social, bens comuns, associativismo, cooperativismo e desenvolvimento territorial, Leonardo Leal é tido como uma referência em estudos voltados aos temas banca comunitária e medas sociais. Ele coordenou, desde 2006, o desenvolvimento de iniciativas de economia social e solidária no Brasil. No Campus Arapiraca as pesquisas que coordena têm a participação dos alunos do curso de Administração e Administração Pública. Mais informações sobre eventos e atividades da área podem ser encontradas aqui