Coordenadores do Seminário Luso - Brasileiro convocam reunião para o dia 13 de julho

Reunião com pesquisadores será na Universidade do Minho, sede do evento nos dias 14 e 15 de julho

01/07/2016 15h52 - Atualizado em 05/07/2016 às 12h26
Professor Cleriston Izidro

Diana Monteiro - jornalista

A comissão organizadora do 2º Seminário Luso - Brasileiro de Educação de Infância (SLBEI) promove o dia 13 de julho uma reunião com pesquisadores no Centro de Investigação em Estudos da Criança (Ciec), do Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho), em Braga (Portugal). A reunião transcorrerá das 14h30 às 17h  e antecede à realização do evento nos dias 14 e 15, na instituição lusitana.

O professor Cleriston Izidro, do Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas destaca que a reunião vem atender interesse manifestado pelos pesquisadores, cujo evento tem registrado um elevado número de participantes a exemplo da primeira edição, realizada em Maceió, em 2015, durante a Semana Internacional de Pedagogia da Ufal.

O seminário visa aprofundar o intercâmbio de profissionais que atuam com temáticas relacionadas a promoção da cidadania e da valorização das culturas da infância, assim como formação de professores e realização de pesquisa nessa área”, diz o representante brasileiro na coordenação geral do evento Cleriston Izidro.  O representante português na coordenação geral do evento é o professor Fernando Ilídio Ferreira, da Universidade do Minho.

O seminário, com foco na  Investigação, formação docente e culturas da infância, abordará como eixos temáticosPolíticas, currículo e formas de organização da educação de infância; Formação, identidades e desenvolvimento profissional; Diversidades e diferenças: contextos e quotidianos das e para as crianças; Tecnologias digitais e produção cultural para/da infância; Corpo, ludicidade e movimento; Experiências, linguagens e saberes: a especificidade da educação de crianças; e Questões ético - metodológicas de investigação com crianças e bebês.

Exposição

O professor Cleriston informa que durante o evento haverá uma exposição de fotografias denominada de Imagens da infância: cenas brasileiras, da pesquisadora brasileira Ana Paula Cordeiro. Mestre e doutora em Educação e integrante do Departamento de Didática da Faculdade de Filosofia da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Campus Marília, Ana Paula é coordenadora do Projeto Ludibus - o ônibus da alegria e das Oficinas de Teatro da Universidade Aberta à Terceira Idade. A exposição apresenta referências às brincadeiras infantis, cenas cotidianas das crianças em movimento e brinquedos como suportes das brincadeiras infantis.