Sou Ufal: Sandra Helena e os 35 anos de dedicação ao serviço público

Com atividades variadas, servidora ainda quer colaborar com a Ufal por muito tempo

21/06/2016 10h13 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Sandra Helena, 35 anos de Ufal

Lenilda Luna - jornalista

Sandra Helena Lima Ferreira é assistente administrativa com 35 anos de serviço prestado à Universidade Federal de Alagoas. Ela começou a trabalhar na instituição em 1981, na gestão do reitor João Azevedo. Hoje, aos 56 anos, não quer se aposentar. "Em 2009 eu entrei em abono de permanência e já está passando sete anos do período de pedir a aposentadoria", conta ela.

Mas, por enquanto, Sandra quer continuar trabalhando e convivendo com a comunidade universitária. "A Ufal é uma das coisas mais importantes que aconteceu na minha vida. Fiquei 19 anos no DCF [Departamento de Contabilidade e Finanças], depois passei pela Proest [Pró-reitoria Estudantil] e, em 2001, vim para a Proginst [Pró-reitoria de Gestão Institucional]. Só tenho lembranças boas e grandes amigos aqui na Universidade", garante a servidora.

Entre as características de Sandra, estão a atenção aos usuários que solicitam atendimento e a empatia no ambiente de trabalho. "Nunca tive problema em me relacionar com os antigos e novos funcionários. Gosto de trabalhar em harmonia e com bom humor. Sou muito organizada e sempre fui muito respeitada pelos meus colegas", conta Sandra Helena.

Sandra cursou Pedagogia no Cesmac e sempre buscou se capacitar. "Lembro de um curso de arquivo que foi muito importante para nós. Também trabalhei em eventos e encontros. Atuei também em colaboração com a Copeve nos períodos de vestibular. Minha vida aqui nunca foi uma rotina. Fiz muitas atividades diferenciadas", relata a servidora.

A servidora não aceita a imagem de servidor público relapso com o trabalho. "Infelizmente existe essa mentalidade de que o servidor público não trabalha. E em algumas repartições o comportamento dos servidores reforçam esse preconceito. Mas nos meus locais de trabalho, sempre presenciei e procurei colaborar com um trabalho relevante para a sociedade. Convivi com servidores que têm compromisso profissional e procuram dar o melhor de si", conclui a Sandra Helena.