Reitora afirma empenho para dinamizar Sistema de Bibliotecas

17/06/2016 14h17 - Atualizado em 21/06/2016 às 11h35
Cristiane Cyrino

Diana Monteiro – jornalista

Os desafios nas rotinas de trabalho do Sistemas de Bibliotecas (Sibi) da Universidade Federal de Alagoas, assim como o empenho para a busca das soluções, foram destacados pela reitora Valéria Correia durante a primeira reunião com os servidores do setor, na manhã desta sexta-feira (17), no Centro de Interesse Comunitário (CIC). Integram o sistema a Biblioteca Central, as bibliotecas dos campi do Sertão e Arapiraca, além das setoriais.

Ao destacar que são marcas da gestão planejamento, diálogo e transparência, Valéria enalteceu as atividades desempenhadas pelo Sistema Sibi e informou na oportunidade, que foram destinados este ano R$ 500 mil para a aquisição de livros. “Vocês desempenham um valioso trabalho e são protagonistas para as ações pensadas e planejadas para um novo sistema de bibliotecas na Ufal”, disse a reitora, enfatizando a importante contribuição do setor à formação acadêmica dos alunos e acrescentou, ainda, que a gestão está de portas abertas para o enfrentamento aos desafios.

Valéria aproveitou a reunião para informar sobre a conjuntura política e financeira atual da Universidade, com os cortes referentes ao capital, que é de 60%, e de custeio, 20%. Informou que mensalmente a Ufal vem recebendo de 30 a 50% do financeiro. Ao falar das adversidades, devido à falta de recursos, situação que acomete todas as universidades públicas do país, a reitora disse que algumas prioridades foram definidas pela gestão. A primeira delas elencada é o pagamento referente as bolsas dos programas institucionais. Energia e manutenção da infraestrutura nos três campi, estão, também, entre as prioridades.

Valéria Correia destacou a criação de grupos de trabalho para a revisão dos contratos realizados com empresas prestadoras de serviços visando a redução de despesas. Resultados positivos já foram obtidos, a exemplo da segurança, a maior despesa da Ufal, onde já houve a redução de 10% dos custos.

Participaram também da reunião o vice-reitor José Vieira e a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Carolina Abreu, que também mencionaram a importância do Sistema Sibi para a instituição e reforçaram o empenho da gestão para manter em funcionamento as rotinas acadêmicas e administrativas.

Difusão do conhecimento

A Biblioteca Central é dirigida por Cristiane Cyrino e tem como uma das finalidades coletar, processar, armazenar e difundir o conhecimento gerado e editado, no âmbito da Ufal. Compete, ainda, a BC, estabelecer a prática biblioteconômica na universidade ao coordenar os serviços bibliotecários e informacionais existentes.

Também, estudar a viabilidade e propor novos serviços bem como se responsabilizar pela articulação destes serviços entre a Biblioteca Central, as Unidades Acadêmicas e os campi avançados. Para mais informações acessar: http://www.sibi.ufal.br/.