Professora da Ufal é eleita vice-presidente da Sociedade Brasileira de Química

Marília Goulart também assume a vice-presidência da Sociedade Internacional de Eletroquímica

01/06/2016 12h33 - Atualizado em 03/06/2016 às 09h52
Marília Goulart assume a vice-presidência da SBQ

Manuella Soares - jornalista

A professora Marília Goulart, do Instituto de Química e Biotecnologia da Ufal (IQB) assume, na próxima quinta-feira (2), o cargo de vice-presidente da Sociedade Brasileira de Química. A posse será realizada durante a programação do último dia da 39²ª Reunião Anual da SBQ, em Goiânia-GO.

O evento marcado para 20h30, no Teatro Rio Vermelho, dará posse aos eleitos para a Diretoria, o Conselho Consultivo e o Conselho Fiscal. “Ser vice-presidente, junto a essa nova diretoria, significa contribuir para o desenvolvimento da Química no país, principalmente nos aspectos educacionais, em todos os níveis. Será um período de forte efervescência, uma vez que em 2017, faremos 40 anos de SBQ, que serão comemorados de uma forma ímpar, com um simpósio internacional da Iupac, pela primeira vez na América Latina”, destacou Marília.

Atualmente a professora Marília faz parte da equipe do Conselho Consultivo da SBQ e foi eleita, em recente votação, para assumir a vice-presidência do órgão no período de 2017-2018. A Sociedade Brasileira de Química tem como objetivos o desenvolvimento e a consolidação da comunidade química brasileira, a divulgação da Química e de suas importantes relações, aplicações e consequências para o desenvolvimento do país e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

A professora da Ufal também será vice-presidente da Sociedade Internacional de Eletroquímica que visa promover o avanço da ciência e tecnologia eletroquímica, a cooperação internacional, a disseminação do conhecimento em suas várias dimensões.

A Eletroquímica relaciona-se a fenômenos químicos associados à separação e transferência de cargas, com aplicações desde os estudos fundamentais até aplicações industriais, ambientais e clínicas. A área contribui com o desenvolvimento das baterias de lítio, células solares, carros elétricos, células a combustível, além dos revestimentos de superfícies contra a corrosão, novos materiais para uma série de funções; os kits diagnósticos, inclusive os de avaliação de diabetes e câncer; sistemas de liberação de fármacos; aplicações ambientais diversas, como tratamento de esgotos e despoluição, e, o desenvolvimento de técnicas e instrumentação.

“Assumir a vice-presidência Internacional Society of Electrochemistry é também de grande relevância e prestígio. É uma forte valorização da UFAL e uma grande honra para mim”, ressaltou.