Centro com pesquisadores da Ufal é destaque em prêmio na área de oftalmologia

Médico alagoano desenvolveu pesquisa no BrAIn

13/06/2016 12h16 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Pesquisador associado do BrAIn na Ufal, João Marcelo Lyra

Pesquisador associado do BrAIn na Ufal, João Marcelo Lyra

Redação Acom

O trabalho realizado num grupo que envolve vários pesquisadores da Ufal e outras instituições, rendeu um prêmio mundial no 14º Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa, na categoria Filmes Científicos, ao oftalmologista João Marcelo Lyra.

A obra, com o título Integração de Dados: Chave para melhorar o processo de decisão na triagem da cirurgia refrativa, é fruto de uma pesquisa do centro de pesquisa de inteligência artificial em oftalmologia BrAIn (Brazilian Study Group of Corneal Analysis and Artificial Intelligence).

O vídeo demonstra o desenvolvimento de um software de apoio à decisão médica na área de cirurgia refrativa a laser. O sistema auxilia o cirurgião na escolha mais precisa do procedimento a ser utilizado. O alagoano disputou com mais de 50 trabalhos.

O grupo BrAIn envolve pesquisadores alagoanos, da Ufal, Uncisal e PUC-RJ, e é incentivado pelo programa Tecnova da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, com apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre eles, o médico Aydano Pamponet Machado e a doutoranda Edieuza Leão, atuantes na área de modelagem computacional.

“É um dia especial para a oftalmologia Alagoana. Isso mostra que em meu Estado temos uma oftalmologia de excelência com padrão mundial. Isto é gratificante”, declarou João Marcelo Lyra ao receber o prêmio.

O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR), no Anhembi, em São Paulo, durante a primeira semana de junho.

Sobre o Tecnova

Lançado em 2014, o programa selecionou 13 micro e pequenas empresas de Alagoas, por meio de edital do programa, para receber recursos de subvenção econômica (não reembolsáveis) entre R$ 238 mil e R$ 499 mil, a serem investidos no desenvolvimento de processos e produtos inovadores.

As empresas beneficiadas pelo Tecnova AL, pela própria natureza dos produtos em desenvolvimento, estão incorporando em seu modelo de negócios as tendências globais no mercado de inovação. Sustentabilidade, responsabilidade social, viabilidade ecológica, geração de patentes e versões mobile estão entre os requisitos perseguidos e atendidos na maioria dos projetos apresentados.