Pesquisador da Ufal integra equipe vencedora do mais conceituado prêmio de Matemática

Krerley Oliveira receberá o prêmio no dia 8 de junho, na Academia de Ciências da França, em Paris

30/05/2016 09h30 - Atualizado em 10/08/2016 às 11h08
Krerley Oliveira integrou a equipe vencedora do prêmio

Diana Monteiro - jornalista

O professor Krerley Irraciel Martins Oliveira, referência em avançados estudos científicos o Instituto de Matemática (IM), que sempre por onde passa destaca o nome da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no cenário nacional e internacional venceu, junto com sua equipe, o maior prêmio científico da Franca, o Grand Prix Scientifique Louis D, concedido pela primeira vez a um projeto matemático.

A equipe, formada por pesquisadores brasileiros e franceses, tem no Brasil a coordenação do diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Vian; na  França, a coordenação é do professor François Labourié, da Universidade de Nice.

O projeto vencedor é centrado nos sistemas dinâmicos, conhecidos como Teoria de Caos, que estuda a evolução dos fenômenos ao longo do tempo, conta com a participação de Kreley Oliveira na pesquisa sobre formalismo termodinâmico. O estudo trata de uma formulação teórica de fenômenos inicialmente observados na mecânica estatística, uma parte da teoria dos sistemas dinâmicos que faz uso da teoria das probabilidades. Ele diz ter orgulho de participar da equipe, assim como representar a Ufal em tão importante estudo que culminou com a conceituada premiação para a ciência matemática.

O Grand Prix é uma realização anual da Academia de Ciências da França e visa incentivar projetos de vanguarda da pesquisa científica, garantindo 450 mil euros ao estudo premiado. O autor do projeto receberá 10% desse valor e o restante destina-se ao financiamento de viagens e estudos realizados pelos pesquisadores.  A solenidade de premiação, em Paris, está definida para o dia 8 de junho.

Atividades científicas

Mestre e doutor pelo Impa na área de sistemas dinâmicos o professor Kreley Oliveira é membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências e participou da fundação do Programa de Pós-graduação em Matemática (2004) e do doutorado em Matemática (2010) da Ufal, onde coordenou ambos programas.

Também foi fundador, em 2003, e coordenador da primeira edição do Programa de Olimpíadas de Matemática em Alagoas (OBMEP), onde treina jovens talentos para as ciências matemáticas, e o Programa de Iniciação Científica dessa Olimpíada. Estão entre as áreas de atuação de Krerley Oliveira o desenvolvimento de pesquisa com ênfase em Sistemas Dinâmicos, Teoria Ergódica e Teoria das Bifurcações.  Mais informações sobre atividades científicas desempenhadas voltadas à evolução da ciência matemática, clique aqui.