Nova Superintendente do HU toma posse na segunda-feira (30)

Nome da médica e professora Fátima Siliansky foi uma sugestão da Reitoria da Ufal

27/05/2016 16h00 - Atualizado em 27/05/2016 às 16h02

Ascom Ufal

A professora e pesquisadora, Fátima Siliansky, tomará posse na superintendência do Hospital Universitário (HU), na próxima segunda-feira, dia 30. A solenidade acontecerá às 10h, no Auditório Geral Enfermeira Lenir Nunes da Silva Oliveira, no HU.

Siliansky é natural do Rio de Janeiro, médica formada pelo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e foi indicada pela reitora Valéria Correia e o vice-reitor, José Vieira, para substituir o médico Paulo Teixeira na superintendência do hospital.

Siliansky foi cedida pelas duas instituições onde tinha vínculo: a UFRJ e o Ministério da Saúde e teve o nome aprovado pela direção nacional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que administra o HU.

Transição

Durante o período de transição, Siliansky colaborou com a equipe no levantamento da situação do HU e no planejamento de ações. Com mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tendo experiência como consultora em Saúde Pública e Gerenciamento Hospitalar, Fátima cumpre os requisitos para o cargo.

Com a nova gestão, serão criados mecanismos de participação nas decisões administrativas, como a reativação dos conselhos consultivos previstos no estatuto da Ebserh, além da proposta de fortalecer o atendimento à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Siliansky ressaltou a importância da gestão participativa do HU. "A professora Valéria recebeu 80% dos votos da comunidade universitária do HU. Existe uma grande expectativa de mudanças e as pessoas querem ter uma maior participação nas decisões. Estamos trabalhando para corresponder a isso", destacou a médica.