Morre professora do Instituto de Ciências Biológicas na manhã desta quarta-feira

Diretores do ICBS lamentam perda de importante pesquisadora na área de biodiversidade marinha

25/05/2016 12h10 - Atualizado em 30/05/2016 às 10h44
O corpo da professora Monica Dorigo será cremado em Pernambuco

Diana Monteiro - jornalista

A direção do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), comunica, com pesar, o falecimento da professora Mônica Dorigo Correia, ocorrido na manhã desta quarta-feira (25).

Doutora em zoologia e pós-doutora na mesma área, pela Universidade Central da Flórida (EUA), Monica foi uma pesquisadora reconhecida internacionalmente, constituindo-se como uma referência pelos amplos estudos científicos realizados em áreas como: Biodiversidade de Invertebrados Marinhos; Aspectos Ambientais dos Ecossistemas Costeiros e Marinhos; Avaliação e Monitoramento de Impactos Ambientais e atividades de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.

“Não está sendo fácil, para nós do ICBS, enfrentar esse momento. Monica, desde sua chegada a Maceió foi uma personalidade ativa diante das causas referentes ao meio ambiente, principalmente do litoral: restingas, estuários, com destaque para a fauna recifal. Foi uma formadora de biólogos, muitos de destaque no cenário acadêmico-científico nacional e fora do Brasil. Externamos nossos sentimentos de pesar, desejando muita força e muita luz a amigos e familiares", ressaltaram em nota a diretora e o vice do ICBS, Iracilda Lima e Renato Rodarte.

Monica integrava o Programa de Pós-graduação em Diversidade Biológica e conservação nos Trópicos (PPGDIBICT) e o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da Ufal. Natural do Rio de Janeiro, a professora ingressou na Ufal na década de 90, tendo marcante contribuição para o crescimento e consolidação do ensino, pesquisa e extensão do ICBS, destacando a Universidade Federal de Alagoas no mundo científico.

O corpo de Monica Dorigo será cremado num cemitério da cidade de Paulista, na região metropolitana de Recife. O velório acontece a partir das 19h na Central de Velórios, localizado na Rua Siqueira Campos, 697, no bairro do Prado, em Maceió.