Herbário MAC faz parceria com professora do Ceca

Especialista pretende contribuir na produção de trabalhos sobre a flora das Unidades de Conservação de Alagoas

12/05/2016 14h56 - Atualizado em 13/05/2016 às 15h26
Herbário MAC faz parceria com professora do Centro de Ciências Agrárias da Ufal

Herbário MAC faz parceria com professora do Centro de Ciências Agrárias da Ufal

Elayne Pontual - jornalista / IMA

Auxiliar na pesquisa e divulgação da flora alagoana. Esse é o objetivo da pernambucana Ana Paula Prata, botânica, doutora em taxonomia vegetal e professora do curso de agroecologia no Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A especialista tem realizado visitas periódicas ao Herbário MAC, do Instituto do Meio Ambiente (IMA), desde março de 2016 e pretende contribuir na produção de trabalhos sobre a flora das Unidades de Conservação do Estado. “O MAC tem muitos dados coletados, então o que fazer com essas informações? O meu papel agora é auxiliar na divulgação da flora do Estado”, disse.

Ana Paula reconhece a importância e a qualidade do Herbário MAC, considerando sua utilização essencial para o desenvolvimento de qualquer trabalho de cunho botânico em Alagoas. “É muito interessante os dados brutos do herbário pra conseguirmos informatizar e direcionar essas informações pra comunidade de uma forma geral”, explicou.

Segundo a especialista, em breve haverá também uma parceria entre o Herbário MAC e outros professores do Ceca: “O trabalho integrado facilita futuras publicações”, frisou. A curadora do Herbário MAC, Rosângela Lemos, enxerga na parceria uma grande oportunidade para a formação de recursos humanos.

“A Ana Paula é uma profissional com grande experiência na orientação de trabalhos florísticos e taxonômicos. Tem orientado alunos de graduação e pós-graduação em sua carreira, e tenho certeza que dará uma grande contribuição na formação de botânicos em Alagoas”, destacou.

Durante dez anos, Ana Paula foi professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), assumindo também a curadoria do herbário da instituição. Na oportunidade, participou ativamente nas pesquisas e publicações da área, coordenando inclusive a série Flora de Sergipe (FloSe), que até o momento conta dois volumes publicados.