Edufal presente na 29ª Reunião Anual da Abeu

Osvaldo Maciel participou da reunião realizada em Viçosa, Minas Gerais, de 11 a 13 de maio

23/05/2016 14h33 - Atualizado em 25/05/2016 às 12h22
Equipe que participou da Reunião

Márcia Alencar – jornalista com Ascom Abeu

O diretor da Editora Universitária da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), professor Osvaldo Maciel, participou da 29ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu), realizada em Viçosa, Minas Gerais, entre os dias 11 a 13 de maio, com o tema Construção de uma Política Editorial Universitária no Brasil: em busca da unidade. Essa foi a primeira reunião em que o diretor representou a Ufal nas discussões sobre os desafios da acessibilidade, direitos autorais na contemporaneidade, além da internacionalização e gestão das editoras universitárias.

Na manhã do primeiro dia do evento, ocorreu uma mesa de abertura composta por Clóvis Andrade Neves, pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa (UFV); Marcelo Di Renzo, presidente da Abeu; Nilda de Fátima Ferreira Soares, reitora da UFV; Luis Carlos Galvão, vice-reitor da UFV; Daniela Alves de Alves, diretora da Editora UFV; e Juan Felipe Córdoba-Restrepo, palestrante e diretor Editoral da Universidade do Rosário, na Colômbia. Todos ressaltaram a importância da realização do evento no momento em que a UFV completou noventa anos e sua editora, 20 anos. A programação cultural ficou por conta do coral Nossa Voz.

Novas ações e definições saíram do encontro que reuniu os integrantes das editoras associadas na UFV. Em destaque, um novo projeto para a Coleção Nordestina que deverá a partir de agora ser aprovado por um comitê técnico para ser encaminhado para a impressão. A Coleção Nordestina é uma rede regional mantida desde 1999 com a união de oito editoras universitárias, cujo objetivo é compor uma coleção destinada a publicar ou republicar obras representativas da produção intelectual da região Nordeste. A temática dos livros é abrangente, incluindo áreas como Literatura, Ciências Sociais, Folclore e Antropologia. Atualmente, a rede Nordeste conta com 21 editoras filiadas, que divulgam a arte, a ciência e a cultura de seus estados.

A Coleção Nordestina de 2016 será lançada na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece entre os dias 26 de agosto a 4 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. A Edufal participa desde o início da Coleção Nordestina. Veja aqui os títulos já lançados pela Editora alagoana.

O diretor Osvaldo Maciel destacou a abrangência dos debates para o avanço da política editorial das universidades e comemorou o lançamento de um edital de publicação para uma Coletânea Comemorativa aos 30 anos da Abeu, que serão completados em 2017. No próximo ano, será lançado um livro com uma compilação de textos selecionados sobre a edição universitária, estruturados em torno de três eixos temáticos: Memória Histórica, Experiências Exitosas e Prospecção. Também destacou a assinatura da Carta de Viçosa, que lança luzes sobre as dificuldades e desafios da disseminação da produção acadêmica e intelectual no Brasil.

Você pode ler o documento na íntegra, ver tudo sobre o evento no site e no Facebook.

O próximo encontro da Abeu Nordeste será em João Pessoa, no final de setembro, sob a organização das universidades Estadual e Federal da Paraíba.