Educação Infantil é tema de livros de professores do Centro de Educação

Obras foram lançadas em 2015 com temas atuais

28/04/2016 13h22 - Atualizado em 03/05/2024 às 14h34

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

O Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas destaca duas obras lançadas por seus professores no ano de 2015. Com o selo da Editora da Ufal, os livros Infância e educação: olhares sobre contextos e cotidianos e O espírito das coisas: desenhos, assemblages e brincadeiras na educação infantil, trazem para a discussão a temática da educação infantil e a importância de se olhar o aprendizado desde o início da vida escolar.

Infância e educação: olhares sobre contextos e cotidianos, de autoria dos professores Cleriston Izidro dos Anjos (Cedu/Ufal) e Fernando Ilídio Ferreira (Uminho/Portugal), pretende contribuir para o questionamento e a superação da ideia ainda muito difundida de que a criança é apenas um ser em devir, incompleto, menor, incompetente e sem voz, dando voz a investigadores, brasileiros e portugueses, que, nas suas pesquisas, dão voz e escutam as crianças enquanto atores sociais e sujeitos de direitos.

A obra é organizada em quatro partes: fundamentos políticos e históricos da Educação Infantil; aspectos teórico-metodológicos da investigação com crianças; gênero e diversidade cultural; e currículo, desenvolvimento e aprendizagem, reunindo catorze textos de autores vinculados a diferentes instituições de ensino superior, brasileiras e portuguesas, e tendo entre seus colaboradores estudantes de graduação e de pós-graduação, professores da educação básica e pesquisadores de diversas instituições.

Os trabalhos cruzam diferentes olhares disciplinares sobre a infância e a educação, tendo em comum uma perspectiva de produção do conhecimento a partir do próprio campo da criança. Contrariando a tendência dominante da investigação abordar os contextos e os cotidianos da vida social pela ótica dos adultos, os trabalhos aqui reunidos fundamentam, revelam e apontam outros olhares mais acolhedores e atentos ao ponto de vista das crianças e aos seus mundos sociais e culturais.

O espírito das coisas: desenhos, assemblages e brincadeiras na educação infantil, escrito pelo professor Paulo Nin Ferreira, convida professores a experimentar outros olhares sobre a escolha dos materiais pelas crianças e a essencialidade da liberdade que gera a construção de narrativas, compreendendo que construir não é fazer como o modelo apresentado pelo professor.

Obra importante para o educador preocupado em “dar voz” às crianças, em compreender o que elas têm a dizer por meio da sua expressão plástica e o sentido que dão ao mundo no ambiente em que vivem, com suas próprias escolhas e maneiras particulares de entender as coisas. O texto também pretende dar relevo à assemblage infantil, composição artística que, diferentemente do desenho infantil, tem merecido pouca atenção de pesquisadores e pouco espaço nas instituições de ensino.

Os títulos podem ser obtidos na Editora Universitária da Ufal, localizada no Campus A.C. Simões, aberta das 8h às 18h; no Espaço Cultural, das 9h às 18h e no Campus do Sertão, também das 9h às 18h. Os mais de mil títulos disponíveis na Edufal também podem ser comprados pelo site, clicando aqui.